Assembleia firma parceria para incentivar a formação cidadã dos estudantes paranaenses O projeto “Geração Atitude” pretende investir na formação de cidadãos mais conscientes de seu papel social.

17/08/2015 17h56 | por Nádia Fontana

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

A Assembleia Legislativa assinou nesta segunda-feira (17), durante a sessão plenária, convênio com o Ministério Público do Paraná, o Poder Judiciário e o Poder Executivo para incentivar o exercício da cidadania nas escolas públicas da rede estadual, por meio de ações educativas do projeto “Geração Atitude”. O presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou a importância da iniciativa, que pretende levar às escolas o debate sobre o funcionamento dos Poderes e das demais instituições, estimulando estudantes do ensino médio e do ensino técnico a vivenciar, de forma crítica, o exercício da cidadania e da representação política.

 “Esperamos que no futuro esses jovens se tornem governantes de suas cidades, lideranças de nosso estado”, afirmou Traiano. A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, enalteceu também a importância do projeto, elogiando a iniciativa: “É importante para o estudante conhecer como funciona o Judiciário, o Legislativo e o Executivo. Com certeza ele vai exercer melhor sua cidadania e terá, a partir desse conhecimento, um papel diferente dentre de sua comunidade”, observou.

“O ‘Geração Atitude’ tem o propósito de levar aos jovens paranaenses a cultura da cidadania”, destacou o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, do Ministério Público do Paraná. Giacoia fez, durante seu pronunciamento em Plenário, uma breve análise do momento atual do país, enfatizando a importância do papel do Legislativo na consolidação da democracia brasileira. “Esse projeto é uma iniciativa que indica a vontade política de formar cidadãos conscientes de seu papel social”, frisou. Já o promotor de Justiça Eduardo Cambi, coordenador do projeto, lembrou que todas as ações visam apoiar a formação cidadã dos estudantes paranaenses, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil. “Os estudantes descobrem desses espaços públicos que devem ser ocupados pelos cidadãos. Eles se transformam em multiplicadores e pensam melhor na hora de votar. É uma grande lição de vida”, acrescentou.

Ações – Através do “Geração Atitude” estudantes de ensino médio e técnico participarão de gincanas culturais, palestras e aulas ministradas por promotores e professores sobre o funcionamento dos poderes. Os alunos também vão aprender a elaborar projetos de lei, emendas e decretos legislativos. Os melhores projetos serão selecionados e os alunos responsáveis farão parte do Parlamento Jovem Cidadão, e participarão da “Caravana da Cidadania”, com visitas guiadas aos Poderes do Estado e ao Ministério Público, onde participarão de palestras.

A iniciativa contempla três ações específicas. A primeira, denominada “Geração na Escola”, representa um conjunto de atividades realizadas por professores e promotores de Justiça na formação cidadã dos alunos, em sala de aula, apoiadas em planos de aula que abordam conteúdos relacionados com a cidadania e que são tratados no “Guia do Cidadão”. Essa publicação, em linguagem simples e direta, aborda temas como democracia, política, eleições, direito ao voto, cidadania, dentre outros.

Outra ação é a “Gincana da Cidadania”, programa de televisão de cunho educativo-cultural que será gravado em Curitiba e no interior do estado pela TV Assembleia, com o objetivo de disseminar, de forma lúdica, o conteúdo do “Guia do Cidadão”.

Já a “Caravana da Cidadania” contará com o desenvolvimento de um concurso que selecionará os melhores trabalhos dos estudantes e que contemplará os estudantes com uma viagem para a Capital do estado, onde terão a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento dos três Poderes e do Ministério Público. A TV Assembleia vai acompanhar o trabalho nas escolas de todo o Paraná e divulgar as ações do “Geração Atitude”.

Convênio – Pela Assembleia Legislativa assinaram o termo de cooperação o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB); o 1º secretário, deputado Plauto Miró Guimarães (DEM); e o 2º secretário, deputado Ademar Bier (PMDB). O Tribunal de Justiça foi representado pelo 2º vice-presidente, desembargador Fernando Wolff Bodziak, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. Pelo Ministério Público do Paraná assinaram o documento o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia. e promotor de Justiça Eduardo Cambi. Por outro lado, a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, representou no ato o governador Beto Richa. Também participaram da solenidade os assessores especiais, Edson Lau Filho, da Juventude, e Luiz Malucelli Neto, representando a secretaria da Casa Civil; o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, do MP-PR; o advogado Harry Françoia Junior, secretário-geral da Presidência da Assembleia; e Ramon de Medeiros Nogueira, procurador-geral da Assembleia. 

  *Confira mais informações no Facebook da Assembleia Legislativa do Paraná.

Ouça o Podcast relacionado

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação