Assembleia homenageia empreendedores com o Mérito Empresarial do Paraná Proposição do deputado Samuel Dantas (Solidariedade) agraciou com cerca de 150 empresários paranaenses.

30/10/2023 19h28 | por Antônio Dilay

Solenidade lotou o Plenário da Assembleia Legislativa na noite desta segunda-feira (30).Créditos: Valdir Amaral/Alep

A sessão solene desta segunda-feira (30), proposta pelo deputado Samuel Dantas (Solidariedade) aconteceu no Plenário da Assembleia Legislativa em homenagem aos empreendedores paranaenses com a menção honrosa do Mérito Empresarial para cerca de 150 empresários.

O reconhecimento do Mérito Empresarial é um prêmio aos empresários e empreendedores que se destacaram durante o ano no estado. Atendimento, qualidade dos produtos e serviços, custo-benefício e infraestrutura foram critérios que definiram as empresas agraciadas.

O proponente e presidente da Sessão Solene, deputado Samuel Dantas (Solidariedade), comentou sobre a premiação e as escolhas dos homenageados. “É com uma enorme honra que estamos aqui nesta noite homenageando os empresários, as empresárias, comerciantes em geral do nosso estado que movimentam a economia e fomentam os empregos aqui no Paraná. Então é muito importante a noite de hoje, principalmente para que possamos honrar esses nobres homens e mulheres que estão diariamente lutando em prol da população e da sociedade paranaense.”

O vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), senhor João Camargo, declarou que “eu acho uma atitude muito boa da Assembleia Legislativa esta homenagem, principalmente nesse momento tão delicado que nós estamos tendo da nossa economia, porque é uma batalha hoje a gente ser empresário no Brasil, com tantas leis, com tantas dificuldades que temos passado. A recuperação após a pandemia está sendo muito difícil. A capacidade de superação e de não reclamar e de ir em frente e conseguir superar com muita dificuldade. Uma homenagem como esta rejuvenesce a nossa coragem, a nossa vontade de superação. Isso é uma atitude muito louvável do deputado Samuel Dantas e nós da Associação comercial do Paraná, só podemos agradecer”

Compuseram a Mesa Honorária, o presidente da sessão solene, deputado Samuel Dantas; o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), senhor João Camargo; os vereadores de São José dos Pinhais, Samuel Pinheiro (Republicanos) e Delegado Michel (PSD) e o vereador de Araucária, Fabio Pavoni (PV).

Foram entregues diplomas com votos de congratulações e menção honrosa a mais de 150 empreendedores que continham os seguintes dizeres: “Menção Honrosa em reconhecimento ao mérito e trabalho dedicado em prol da sociedade, o deputado Samuel Dantas atribui este título coo forma de valorização ao excelente serviço prestado”.

Mérito Empresarial

O Mérito Empresarial é a distinção que reconhece aqueles que mais se destacam nos setores de serviços e produtos, e daqueles profissionais que demonstraram competência no atendimento ao consumidor, no desempenho de suas funções.

Neste mês de outubro foi comemorado o Dia do Empreendedor, em 05 de outubro. A data é uma homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei nº 9.841/1999.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) divulgou no final de setembro o Mapa de Empresas do segundo quadrimestre de 2023 que apontou que o Brasil tem 2,7 milhões de novas empresas em 2023, com saldo positivo de 644 mil novos negócios no período.

De janeiro a agosto deste ano foram abertas 2.716.269 milhões de novas empresas, totalizando 21,8 milhões de empresas ativas em todo o território nacional. Destas, 93,7% são de microempresas ou empresas de pequeno porte. Em média, o tempo gasto para abertura de empresas, no segundo quadrimestre, foi de 1 dia e 5 horas.

Ainda os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, no estado do Paraná, o total de empresas ativas é de 1.585.294; abertas no segundo quadrimestre de 2023, 99.578; fechadas no mesmo quadrimestre, 52.329; resultando em um saldo de 47.249 empresas a mais atuando no estado neste quadrimestre de 2023.