Assembleia homenageia entidades que atuam na promoção da fraternidade e na rejeição à violência Ato foi proposto pelo deputado Péricles de Mello (PT), secretário-geral do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz do Estado do Paraná – ConPaz.

19/09/2017 16h50 | por Trajano Budola

Assembleia homenageia entidades em ato proposto pelo deputado Péricles de Mello (PT) no grande expediente da sessão plenária.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Durante a sessão plenária desta terça-feira (19) a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu uma cerimonia em alusão ao Dia Internacional da Paz, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e comemorado anualmente no dia 21 de setembro. A proposta do ato foi feita pelo deputado Péricles de Mello (PT), secretário-geral do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz do Estado do Paraná (Conpaz), e homenageou 25 instituições e personalidades que atuam na promoção da tolerância e cultivam princípios de fraternidade e rejeição à violência.

De acordo com Péricles, a homenagem é uma lembrança de ações que marcaram pela espiritualidade, tolerância religiosa, pelo trabalho de entidades de proteção ao meio ambiente, ligadas à questão da igualdade dos direitos entre gêneros ou de proteção aos portadores de necessidades especiais, entre outras. “Num mundo assolado pela violência a expressão-chave é “cultura de paz”, um conceito moderno que enfrenta graves questões por que passa a humanidade, como racismo, intolerância, homofobia, drogadição ou homicídios. A cultura de paz propõe que estes conflitos sejam transformados de forma pacífica, que acontece quando as relações são humanizadas”, explicou.

Um dos homenageados, Hélio de Moraes e Marques, grande mestre da Jurisdição da Língua Portuguesa da Ordem Rosa Cruz, falou em nome dos demais. Segundo ele são práticas da ordem ações como a erradicação da pobreza com base nos princípios da cultura de paz. “Isso vem sendo feito há muito anos e recebemos com honra esta homenagem em nome da Ordem Rosa Cruz”, afirmou.

Para Olivia Braschi, coordenadora do curso de pós-graduação de conflitos e estudo da paz do Instituto Paz e Mente, a cultura da paz é um exercício diário de tolerância e fraternidade. “Não é algo que se atinja assistindo a uma aula, ou que se decrete através de lei. É algo que está dentro das pessoas e na forma como elas escolhem para se relacionar. Isto resulta em um bem-estar coletivo, em uma sociedade mais pacífica e harmoniosa”, explicou.

Evento do Conpaz – Às 19h30 desta terça-feira acontece no Clube de Subtenentes e Sargentos do Exército, no Centro Cívico, em Curitiba, uma homenagem especial às 25 instituições e personalidades que reconhecidamente atuam na promoção da paz, na construção de um mundo mais justo e fraterno, e que cultivam princípios de respeito à vida, generosidade, solidariedade, rejeição da violência e preservação do planeta. O evento conta com a participação do professor Gustavo Oliveira Vieira, reitor da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila).

Ouça o Podcast relacionado