Com a presença de um grande número de representantes da comunidade nipo-brasileira, a Assembleia Legislativa realizou sessão solene na tarde desta segunda-feira (24) para lembrar os 105 anos da
imigração japonesa no Brasil. A iniciativa do evento foi do deputado Teruo Kato (PMDB), que justificou a proposta destacando a contribuição da colônia nipônica para o desenvolvimento do país, do Paraná e de algumas regiões especiais do nosso estado, além da cultura e da culinária hoje muito presentes na vida de todos os brasileiros.
“O Brasil ofereceu um recomeço aos imigrantes japoneses e em contrapartida eles contribuíram intensamente para o desenvolvimento do país, com sua cultura milenar, marcada pela valorização da honestidade, disciplina e trabalho. O Brasil e o Japão, apesar de tão distantes geograficamente, desfrutam hoje de uma excelente relação diplomática, marcada por intensa cooperação econômica e intercâmbios culturais e esportivos”, afirmou o parlamentar.
Várias personalidades de destaque foram homenageadas no encontro, que serviu também para o lançamento do livro “Imin Sempre”, do jornalista e escritor londrinense Domingos Pellegrini. A obra é especialmente dedicada ao deputado federal Antonio Ueno, morto em 2011 e considerado responsável pela instalação de dezenas de empresas japonesas no Paraná, com excelentes resultados na ampliação do intercâmbio Brasil-Japão. Uma apresentação especial do grupo Wakaba Taiko, de Curitiba, complementou a cerimônia.
Imin Sempre – Idealizado e coordenado por Luiz Carlos Adati e Mahoko Kasuya, com pesquisa e redação de Domingos Pellegrini, o livro enaltece o legado cultural dos imigrantes que aqui chegaram à bordo do navio Kasato- Maru, os laços da amizade Brasil-Japão, a celebração do primeiro centenário da imigração, além de relatar a trajetória de líderes que se destacaram em várias áreas de atividade, como o artista plástico Claudio Seto ou o médico, ex-deputado e coordenador geral da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Rui Hara. Tudo isso permeado por poemas, hai-kais e gravuras típicas da arte japonesa.
Filho dos pioneiros Yonezo e Kikue Ueno, o deputado Antonio Ueno, que tem sua história relatada no livro, começou sua carreira política como vereador em Assaí, município da região Norte do Paraná. Elegeu-se deputado estadual e posteriormente federal, representando o Brasil em 36 missões econômicas ao país de seus antepassados, colaborando de forma decisiva na criação e instalação do Consulado Geral do Japão em Curitiba e no estreitamento das relações econômicas e culturais com aquele país.
Teruo Kato, também relacionado no Imin Sempre, lembrou ainda que Ueno foi condecorado pelo imperador do Japão, Hirohito, com a Medalha do Sol Nascente, Segundo Grau. Além desta honraria, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Cultural, oferecida pelo governo da Província de Hyogo.
Pela contribuição dada ao desenvolvimento do Estado, a Assembleia homenageou durante a solenidade o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Fernando Eizo Ono; o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Tadaaqui Hirose; o empresário da construção civil de Londrina, Atsushi Yoshii; o empresário industrial e do setor de máquinas em Curitiba, Hirofumi Nakagiri; o industrial do setor metalúrgico de Maringá, João Noma; e o escritor Oscar Fussato Nakasato, vencedor do Prêmio Jabuti de 2012 com o romance “Nihonjin”.
Prestigiaram o ato solene presidido pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), os deputados federais Luis Nishimori (PSDB) e Hidekazu Takayama (PSC); os deputados estaduais Gilberto Martin (PMDB), Tercílio Turini (MD), Dr. Batista (MD) e Wilson Quinteiro (PSB); o secretário do Planejamento Cássio Taniguchi, que representou o governador Beto Richa (PSDB) na ocasião; o assessor da secretaria municipal extraordinária de Relações com a Comunidade, Jorge Yamawaki, representando o prefeito Gustavo Fruet (PDT); o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yoshio Uchiyama, um dos oradores da solenidade; o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão, Yoshiaki Oshiro, entre outras autoridades.
Ouça o Podcast relacionado