Assembleia homenageia os 111 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná Solenidade proposta pela deputada Flávia Francischini (União Brasil) reuniu no Plenarinho da Casa integrantes da tropa especialmente preparada para salvar vidas.

23/10/2023 14h09 | por Antônio Dilay
Solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (23), no Plenarinho da Casa.

Solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (23), no Plenarinho da Casa.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira (23), no Plenarinho da Casa.

A comemoração dos 111 anos do Corpo de Bombeiros Militares do estado Paraná na Assembleia Legislativa aconteceu nesta segunda-feira (23), por proposição da deputada Flávia Francischini (União Brasil). No evento também foi comemorado a emancipação da Corporação, que passou a ter garantida a autonomia financeira e administrativa junto a Polícia Militar.

O primeiro secretário da Assembleia legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), participou da audiência pública e declarou que “com certeza, o Corpo de Bombeiros do Paraná é uma das instituições que a população mais confia, que tem mais credibilidade. São 111 anos com uma linda história e eu não podia faltar em estar nesse momento prestando uma homenagem a esses valorosos profissionais. Especialmente nesse momento que o Paraná passa por todas as dificuldades, mais de 28 cidades afetadas com as chuvas, com mais gravidade nas cidades de Rio Negro, São Mateus e União da Vitória e nesse momento, o Corpo de Bombeiros mostra a sua importância, o porquê eles são fundamentais”.

Na última quinta-feira, na cidade de São Mateus, existiam algumas pessoas ilhadas, com dificuldade de saírem dos locais, e imediatamente o Corpo de Bombeiros lá estava com barcos, com helicópteros para resgatar essas pessoas, cumprindo com a sua obrigação de forma ráida e eficaz. Então eu vim aqui publicamente agradecer por tudo que tem feito pelo Estado Paraná”, completou o deputado Curi.

A proponente da homenagem e presidente da solenidade, deputada Flávia Francischini (União Brasil), destacou a importância dos bombeiros na vida dos paranaenses. “O Corpo de Bombeiros Militares do estado do Paraná é uma das instituições mais respeitada e mais amada por toda a população e a gente não poderia deixar de passar. O aniversário da sua criação foi no dia 8 de outubro há 111 anos. Eu me sinto honrada em poder fazer uma homenagem como essa. Essas pessoas que muitas vezes deixam suas casas, suas famílias, para cuidar das outras famílias, por isso é uma forma realmente da gente agradecer, de mostrar o quanto eles são importantes, o seu trabalho e a sua dedicação”.

O presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), prestigiou a audiência pública e afirmou que “a solidariedade mostra a sua competência no Corpo de Bombeiros do Paraná. Eu acompanho os Bombeiros desde quando nós criamos o SIATE. Esta foi uma mudança importante porque os Bombeiros deixaram apenas de cuidar dos incêndios e de outras emergências, e passaram a cuidar também da vida das pessoas no dia-a-dia, e dali para frente, cada vez mais, o Corpo de Bombeiros tem desempenhado um papel absolutamente relevante na nossa sociedade. Eu tenho uma memória afetiva com essa grande instituição, que é o Corpo de Bombeiros do Paraná e não poderia faltar a uma homenagem como esta”.

História do CBMPR

A história do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná se confunde com a formação do Estado na passagem de província do Paraná, anteriormente Província de São Paulo. Na criação da Assembleia Legislativa do Estado em 1854, a Assembleia Provincial já se falava na criação de um grupo de profissionais para atender sinistros de difícil solução. Surgia a intenção de sanar problemas que já naquela época, faziam frente ao desenvolvimento. De acordo com o Livro Bombeiros do Paraná de Herbert Munhoz van Erven (1954), conta que o serviço contra incêndio de Curitiba foi iniciado com uma sociedade de bombeiros voluntários.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco afirmou que “hoje é um grande dia para o Corpo de Bombeiros ser homenageado na Assembleia Legislativa do Paraná, nos nossos 111 anos em especial nesse ano que nós estamos vivendo a nossa emancipação. É o primeiro ano que nós estamos desvinculados da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros está com uma proposta de ampliação dos seus serviços à comunidade paranaense, e hoje esse reconhecimento deixa todos nós muito agradecidos para a Assembleia Legislativa, para todos os deputados que admiram o Corpo de Bombeiros.

Coronel Vasco explicou também como será a Corporação a partir de 2023, com a emancipação da Polícia Militar. “Na prática, agora nós conseguimos fazer totalmente a nossa gestão de comando, conseguimos ter o mesmo patamar de todas as forças de segurança que estão na Secretaria de Segurança Pública. Estamos lá com uma cadeira junto com à Polícia Militar, com a Polícia Civil, com a Criminalística, com o Depem e agora com o Corpo de Bombeiros Militares. Com isso, ampliamos os nossos projetos para apender melhor a comunidade”, completou Cel. Vasco.

Para o secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira “os 111 anos dos Bombeiros Militares do Paraná é motivo de dupla comemoração, pelo aniversário e agora pela emancipação que trará mais liberdade e mais autonomia. A gente agradece o reconhecimento proposto da Assembleia Legislativa, em especial a deputada Flávia Francischini, que foi quem propôs esta justa homenagem aos 111 anos do Corpo de Bombeiros Militar”.

Presenças

A mesa de honra da audiência pública ficou composta pela proponente e presidente do evento, deputada Flávia Francischini (União Brasil), pelo primeiro-secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), pelo presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), pelo secretário de estado da Saúde, deputado federal Beto Preto, pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, o coordenador estadual a Defesa Civil, coronel Fernando Raimundo Schuning e o coordenador executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Adriano de Mello.

Emancipação

A Assembleia Legislativa do Paraná promulgou em dezembro de 2022 a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante autonomia financeira e administrativa do Corpo de Bombeiros (CBMPR). A mudança foi proposta pelo Governo do Estado e está em consonância ao movimento de emancipação de todas as corporações do Brasil. Com a mudança, a Polícia Militar deixa de ser responsável pelas atividades de gestão de recursos humanos, aquisição de materiais e equipamentos do Corpo de Bombeiros. A iniciativa estava prevista no Plano de Governo de Carlos Massa Ratinho Junior para a próxima gestão. A mudança visa a melhoria na execução do orçamento para a compra de equipamentos e a preparação oficial, que seguirá com carreira sob regulamentação própria da corporação.

O CBMPR passará a operar exclusivamente no cumprimento de suas missões constitucionais, cabendo à instituição a coordenação e a execução de atividades de Defesa Civil, o exercício do poder de polícia referente à prevenção e combate a incêndios, pânico e desastres, prevenção de afogamentos na orla marítima e fluvial, buscas, salvamentos, socorros e atendimento pré-hospitalar. Essa mudança não altera o número de emergências para o atendimento do Corpo de Bombeiros, que continua 193, com funcionamento 24 horas, todos os dias da semana. Todo o quadro próprio de bombeiros que era vinculado à PM agora passa para a estrutura própria. À Polícia Militar permanece a incumbência de polícia ostensiva, preservação da ordem pública, policiamento de trânsito urbano e rodoviário, de florestas e de mananciais, além de outras formas e funções definidas em lei.

Celebrações de aniversário

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná segue uma extensa programação festiva em atenção ao seu aniversário. No dia 25 de outubro próximo acontecerá uma Missa, ao meio-dia, no Santuário Nossa Senhora do Guadalupe. No dia 18 de novembro será realizado um Baile de Aniversário no Graciosa Country Club, em 25 de novembro ocorre a “Corrida do Fogo”, aberta a toda comunidade com início marcado para as 21 horas, no 1º Grupamento de Bombeiros, no bairro Portão, em Curitiba. No dia 14 de dezembro será feito o Desfile Cívico-Militar da Emancipação, no Quartel do Comando-Geral, fechando as festividades de aniversário.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação