Uma sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa no começo da noite esta segunda-feira (9), celebrou os 300 anos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora, encontrada por pescadores no rio Paraíba, interior de São Paulo. O “Jubileu dos 300 Anos de Bênçãos”, como está sendo chamado o evento, foi comemorado com homenagens a missionários redentoristas que atuam nas paróquias de Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá, Telêmaco Borba e Guaratuba e os bispos, arcebispos e párocos das dioceses, santuários e paróquias dedicadas à Nossa Senhora Aparecida.
A iniciativa de propor a homenagem foi do deputado Nereu Moura (PMDB), devoto da santa, desde criança, como ele conta.
(Sonora)
Representantes das Paróquias consagradas à Nossa Senhora Aparecida e Párocos responsáveis por essas igrejas de Dioceses do Paraná participaram da sessão. O capelão da Assembleia Legislativa, padre José Aparecido, falou da importância da homenagem.
(Sonora)
A sessão especial marca uma das mais importantes datas para a igreja católica brasileira. A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba no dia 12 de outubro de 1717 e desde então, ela passou a representar o maior símbolo católico do país. Tanto que Nossa Senhora Aparecida se tornou a padroeira do Brasil. Na região foi erguido o maior santuário do mundo com uma visitação anual de 12 milhões de fieis.
No Paraná, mais de 300 igrejas, catedrais e santuários são dedicados à Padroeira. O dia 12 de outubro de 2016 marcou a abertura das atividades relacionadas aos 300 anos com a distribuição de imagens peregrinas a arquidioceses. Além disso, missionários Redentoristas estão levando a cada capital do país uma imagem da Padroeira. Durante a peregrinação, estão sendo colhidas porções de terra, que vão compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida.
A cerimônia que vai encerrar o Ano Jubilar dos 300 Anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora será celebrada por Dom Orlando Bandes, de Londrina, nomeado pelo Papa Francisco, no dia 16 de novembro, Arcebispo de Aparecida.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.