21/08/2012 18h10 | por Sandra C. Pacheco
Aerp recebe homenagem do Legislativo.Créditos: Sandro Nascimento/Alep
Os 37 anos da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná –AERP, foram comemorados nesta terça-feira (21) pela Assembleia Legislativa, com sessão especial realizada em Plenário, durante o horário do Grande Expediente, quando foram entregues diplomas de menção honrosa a dirigentes e ex-dirigentes da entidade, proprietários de emissoras e radialistas de todo o estado. Representando o governador Beto Richa (PSDB), o secretário de Comunicação, Marcelo Cattani, destacou o novo momento vivido pelo setor no Paraná, com o restabelecimento do diálogo respeitoso entre o Governo e os órgãos de comunicação, expresso através do convênio que permitirá a abertura de linhas de crédito para financiamento da modernização do parque de radiodifusão no Paraná.
O presidente da Comissão Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), propositor da celebração, referiu-se à força e ao valor do rádio “como poderoso instrumento de difusão da informação e do lazer”. Segundo ele, “neste tempo de transformação no Estado, em que os Poderes Executivo e Legislativo, em sintonia fina, buscam racionalizar o uso dos recursos públicos e beneficiar a população com obras e investimentos”, tem sido fundamental o papel das emissoras de radiodifusão, “não só para levar aos quatro cantos as informações, mas também para fiscalizar e cobrar resultados de seus representantes políticos”.
Pioneirismo – Um dos grandes homenageados do evento, o fundador e ex-dirigente da AERP, Augustinho Seleski, rememorou o surgimento da entidade, “que nasceu pequenina, na Câmara Municipal de Francisco Beltrão, reunindo sete emissoras e com a denominação de Associação das Emissoras Regionais do Sudoeste do Paraná”. A primeira sede em Curitiba foi inaugurada na década de 1970, na Rua Barão do Rio Branco. Seleski elencou os vários dirigentes da AERP para demonstrar seu desenvolvimento e seu papel pioneiro, que lhe valeu a condição de referência nacional.
Na mesma linha seguiu o atual presidente da Associação, Márcio Vilella, que deu especial destaque ao convênio que vai permitir a abertura de crédito junto à Fomento S/A, e ao lançamento do primeiro curso de ensino à distância totalmente voltado para a radiodifusão. Também falaram em homenagem a AERP os deputados Ademar Traiano (PSDB), líder do Governo na Casa, o líder da Oposição, deputado Elton Welter, e o deputado Gilberto Ribeiro (PV), radialista de profissão.
Em seguida Rossoni, junto com o 1º secretário Plauto Miró Guimarães (DEM), e o deputado Jonas Guimarães (PMDB), entregou a estatueta da “Gralha Azul” a Márcio Villela, e deu início à distribuição dos diplomas de menção honrosa. Entre os homenageados estavam, além de Seleski, Leonardo Petrelli, Roberto Lang, Mariano Lemanski, Joel Malucelli, Ilídio Coelho Sobrinho.