NOTÍCIA
Notícia
Assembleia homenageia os 80 anos do Centro Paranaense Feminino de Cultura
17h52
por Sandra C. Pacheco
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049
3 min de leitura
2.092 visualizações
Por iniciativa do deputado Ney Leprevost (PSD) a Assembleia Legislativa realizou sessão solene na tarde desta sexta-feira (6) para comemorar os 80 anos do Centro Paranaense Feminino de Cultura. Várias personalidades foram homenageadas durante o evento, que contou com a presença da presidente da entidade Chloris Casagrande Justen e de Paulo Walback Prestes, representando o Centro de Letras do Paraná.
Leprevost ressaltou a importância da entidade, surgida numa época em que “tantas barreiras inibiam a participação feminina nos mais variados setores da sociedade. O grupo que formou o Centro abriu novos caminhos para a promoção da mulher. E continua a estimular a reflexão sobre a condição feminina na sociedade brasileira após as importantes conquistas obtidas ao longo dessas oito décadas”.
Representatividade – O Centro foi oficialmente aberto em 5 de dezembro de 1933, com a finalidade de desenvolver ações culturais e a representatividade da mulher paranaense. Entre suas idealizadoras destacavam-se Ilna Secundino, Deloé Scalko e Rosy de Macedo Pinheiro Lima, que foi sua primeira presidente. Foi também a primeira mulher a conquistar o título de doutora em Direito e a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná.
A mais antiga instituição cultural independente no estado tinha por função promover reuniões com personalidades de destaque no mundo intelectual e oferecer às associadas cursos de idiomas e de artes, noções de puericultura e desempenho social além, é claro, de lutar para derrubar os inúmeros obstáculos impostos naquela época ao pleno desenvolvimento da mulher.
Hoje funciona em sede própria, localizada na Rua Visconde do Rio Branco, nº 1.717, em três andares do Edifício “Times Square”, em Curitiba. Dispõe de um teatro com capacidade para 105 espectadores, aberto às associadas e à comunidade, de um auditório com 80 lugares e de uma biblioteca com acervo de aproximadamente 3.500 títulos e sete mil volumes, sendo que 1.800 títulos são de autores paranaenses. Abriga ainda livros raros, documentação, atas de reuniões e oferece livros para empréstimo.
Entre as personalidades homenageadas na tarde desta sexta-feira, no Legislativo estadual, estavam Cecília Muller, Isabel Sprenger Ribas, Rosi de Sá Cardoso, o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC, Omar Sabbag Filho, Jaime Amaral Maia, Walfrido Victorino D’Ávila, Ricardo Watanabe; os secretários de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, e da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes; o vice-governador Flávio Arns; o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli; e Geraldo Pougy.
[podcast id=2133 /]
Leprevost ressaltou a importância da entidade, surgida numa época em que “tantas barreiras inibiam a participação feminina nos mais variados setores da sociedade. O grupo que formou o Centro abriu novos caminhos para a promoção da mulher. E continua a estimular a reflexão sobre a condição feminina na sociedade brasileira após as importantes conquistas obtidas ao longo dessas oito décadas”.
Representatividade – O Centro foi oficialmente aberto em 5 de dezembro de 1933, com a finalidade de desenvolver ações culturais e a representatividade da mulher paranaense. Entre suas idealizadoras destacavam-se Ilna Secundino, Deloé Scalko e Rosy de Macedo Pinheiro Lima, que foi sua primeira presidente. Foi também a primeira mulher a conquistar o título de doutora em Direito e a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná.
A mais antiga instituição cultural independente no estado tinha por função promover reuniões com personalidades de destaque no mundo intelectual e oferecer às associadas cursos de idiomas e de artes, noções de puericultura e desempenho social além, é claro, de lutar para derrubar os inúmeros obstáculos impostos naquela época ao pleno desenvolvimento da mulher.
Hoje funciona em sede própria, localizada na Rua Visconde do Rio Branco, nº 1.717, em três andares do Edifício “Times Square”, em Curitiba. Dispõe de um teatro com capacidade para 105 espectadores, aberto às associadas e à comunidade, de um auditório com 80 lugares e de uma biblioteca com acervo de aproximadamente 3.500 títulos e sete mil volumes, sendo que 1.800 títulos são de autores paranaenses. Abriga ainda livros raros, documentação, atas de reuniões e oferece livros para empréstimo.
Entre as personalidades homenageadas na tarde desta sexta-feira, no Legislativo estadual, estavam Cecília Muller, Isabel Sprenger Ribas, Rosi de Sá Cardoso, o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC, Omar Sabbag Filho, Jaime Amaral Maia, Walfrido Victorino D’Ávila, Ricardo Watanabe; os secretários de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, e da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes; o vice-governador Flávio Arns; o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli; e Geraldo Pougy.
[podcast id=2133 /]
Notícias Relacionadas
18:43
Dia do Hospital é celebrado em solenidade na Assembleia Legislativa
Evento foi proposto pelo deputado Ney Leprevost (Republicanos), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina.
Leia mais
09:47
Assembleia Legislativa promove Sessão Solene em homenagem ao Dia do Comerciante
O evento, de iniciativa do deputado Ney Leprevost (Republicanos), acontece dia 25 de junho, às 19 horas, no Plenário da Casa de Leis.
Leia mais
08:39
Deputado Ney Leprevost (Republicanos) cobra das concessionárias obras urgentes para reduzir acidentes nas rodovias federais do Paraná
De acordo com o parlamentar, o objetivo é obter informações detalhadas sobre as obras e intervenções em andamento para reduzir acidentes, especialmente os com vítimas fatais, nos trechos sob administração dessas empresas.
Leia mais
18:21
Audiência pública debate e recebe demandas dos bairros de Curitiba na Assembleia Legislativa
Evento, no Auditório Legislativo, foi proposto pelo deputado Ney Leprevost (REP)
Leia mais