Assembleia homenageia padre que realizou importantes trabalhos paleontológicos no Paraná e no Brasil O padre Giuseppe Leonardi vive na Itália e, por proposição do deputado Péricles de Mello (PT), é agora o mais novo Cidadão Honorário do Paraná.

19/03/2018 18h54 | por Sandra C. Pacheco
Sessão solene em homenagem ao padre Giuseppe Leonardi.

Sessão solene em homenagem ao padre Giuseppe Leonardi.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Sessão solene em homenagem ao padre Giuseppe Leonardi.

Padre Giuseppe Leonardi recebe título de Cidadão Honorário do Paraná.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Padre Giuseppe Leonardi recebe título de Cidadão Honorário do Paraná.

Sessão solene em homenagem ao padre Giuseppe Leonardi.

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou sessão solene nesta segunda-feira (19) para entregar o título de Cidadão Honorário do Paraná ao padre Giuseppe Leonardi, que atuou como professor na Universidade Estadual de Ponta Grossa e realizou importantes trabalhos na área da paleontologia no Paraná e no Brasil, além de atuação destacada na Pastoral da Juventude. Para o deputado Péricles de Mello (PT), propositor da homenagem, o título pretende reconhecer a importância do trabalho realizado pelo Padre Leonardi e sua influência sobre gerações de estudantes e professores de Ponta Grossa, “principalmente neste momento conturbado que atravessamos. Padre Giuseppe é um símbolo de resistência, de tolerância e da cultura da paz”.

O padre hoje reside em Veneza, sua cidade natal, mas vem ao Brasil com frequência, dando prosseguimento às pesquisas científicas a que se dedica. Ele retornou à Itália como superior geral da Congregação das Escolas de Caridade (Cavanis), atuante em 15 comunidades brasileiras. A Ponta Grossa vem, segundo ele, para visitar os amigos que ali deixou e para acompanhar o desenvolvimento de iniciativas que ajudou a fundar. Ele ainda manifestou preocupação ante o crescimento da violência e da intolerância e destacou o papel importante que a educação desempenha na busca de um mundo melhor e mais justo, “onde possamos viver como cristãos e protagonistas de nosso destino, buscando eliminar a miséria e a desigualdade e preservar o meio ambiente”.

Entre os participantes da sessão solene, que foi presidida pelo deputado Claudio Palozi (PSC) estavam Ironi Vieira de Camargo, representando a Pastoral Universitária de Ponta Grossa; o professor Valmir Santi, também da Pastoral Universitária; a ex-docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marlene Popp; o diretor do Museu de Ciências Naturais da UFPR, Fernando Sedor, e o provincial dos Padres Cavanis do Brasil, padre Edemar de Souza. Ao mesmo tempo, uma exposição aberta na tarde desta segunda-feira, no Espaço Cultural da Casa, mostra fotos e peças referentes ao trabalho científico realizado pelo padre Leonardi. Ela ficará aberta à visitação até o dia 23, no período das 9 às 18 horas.

O homenageado – Italiano nascido em Veneza em 1939, o padre Giuseppe veio para o Brasil em 1974, após atuação como diretor do seminário teológico dos Cavanis e como assessor da Pastoral Universitária em Roma. Doutor em Ciências Naturais com especialização em Paleontologia, ciência que estuda as formas de vida existentes em períodos geológicos remotos, a partir de seus fósseis, defendeu tese sobre Paleontologia dos Vertebrados na Universidade La Sapienza, em Roma. Doutor em Sagrada Escritura pelo Instituto Bíblico de Roma e Jerusalém, licenciou-se também em Teologia pela Universidade de Latrão (Roma).

No Brasil, naturalizou-se brasileiro em 1979, no município de Castro. Foi professor visitante de Geologia Histórica, Geologia do Brasil e Paleontologia dos Vertebrados na Universidade Federal do Paraná, professor de Geologia para Engenheiros, na mesma instituição, professor de Metodologia Científica na Universidade Estadual de Ponta Grossa, de Iniciação Científica, além de várias outras disciplinas na área da Sagrada Escritura em faculdades teológicas de diversos países.

Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolveu atividades e estudos na área de Geociências, principalmente como paleontólogo de vertebrados de campo, descobrindo e explorando no Brasil e em várias partes do mundo sítios arqueológicos que estudou, com ênfase na paleoicnologia (pegadas fósseis) de vertebrados, especialmente dinossauros. Explorou de forma sistemática, através de trinta expedições, a bacia do Paraná, além de realizar trabalhos de exploração nas regiões de Jacarezinho, Cianorte, Indianópolis e Cruzeiro do Oeste, no Paraná. Sem contar as inúmeras expedições de estudos em outras regiões do Brasil.

Ouça o Podcast relacionado