Assembleia homenageia programa da PM destinado à prevenção ao uso de drogas O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) completa 15 anos de atuação preventiva junto à comunidade escolar.

26/10/2015 18h34 | por Sandra C. Pacheco

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

A Assembleia Legislativa realizou sessão solene no final da tarde desta segunda-feira (26), por iniciativa do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), para homenagear os 15 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD. Praczyk é autor da lei que incluiu no Calendário Oficial do Estado a data comemorativa ao programa, que é 29 de outubro. Lembrando que se trata de um trabalho de grande efetividade para a prevenção ao uso de drogas e situações de geração de violência ligadas ao seu consumo, o parlamentar disse que já teve a oportunidade de realizar sessões solenes com o objetivo de reconhecer o alto desempenho do PROERD e de seus comandantes. “Trata-se de uma das iniciativas de maior sucesso da Polícia Militar, que serve de modelo em todo o País, consistindo em uma alternativa eficaz às comunidades escolares no que se refere à prevenção ao uso de drogas lícitas ou ilícitas por crianças e adolescentes. Sem dúvida merece ser permanentemente divulgada para o pleno conhecimento da sociedade”.

Durante o evento receberam Menção Honrosa do Legislativo estadual o comandante-geral da Policia Militar, coronel Maurício Tortato, e o coordenador estadual do PROERD, tenente-coronel Ronaldo de Abreu. Prestigiaram o ato, compondo a Mesa dos trabalhos, o promotor de Justiça Eduardo Alfredo de Mello Simões Monteiro, representando o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia; o vereador Valdemir Soares, representando a Câmara Municipal de Curitiba; e os deputados estaduais Pedro Lupion (DEM), que presidiu a sessão; Dr. Batista (PMN); Hussein Bakri (PSC); Marcio Pacheco (PPL); e Gilson de Souza (PSC).

Histórico – O PROERD se baseia no programa norte-americano denominado Drug Abuse Resistance Education (DARE), atualmente aplicado em 60 países. No Paraná foi implantado em 2000, como iniciativa da Policia Militar, e desde então formou 1.324.131 estudantes em 167 municípios. Somente no ano passado o PROERD formou no Paraná 76.544 estudantes distribuídos por 1.384 estabelecimentos de ensino, sendo 71.252 em escolas públicas e 5.292 em escolas particulares.

Os policiais militares que aplicam o programa são rigorosamente selecionados e qualificados a partir do Curso de Formação de Educadores Sociais do PROERD, que apresenta na matriz curricular quatro eixos fundamentais: psicologia da educação, prática pedagógica, legislação pertinente e a abordagem sobre educação preventiva primária sobre drogas. Está baseado na estrutura organizacional do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), que se constitui em uma Unidade Operacional (UOp) especializada no policiamento escolar, criada pelo Decreto nº 2.348, de 19 de março de 2008.

Alinhado às políticas públicas, programas e ações de promoção, proteção e defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e às propostas pedagógicas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, seus currículos respeitam o nível de desenvolvimento psicológico e cognitivo dos estudantes e têm o objetivo fundamental de formar conceitos estruturados sobre a prevenção ao uso de drogas e de álcool, com enfoque na valorização da vida saudável. Os estudantes que participam dos Currículos PROERD atuam como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos ao longo do processo de formação.

Entre seus resultados são apontados o desenvolvimento do senso comunitário nos alunos para pronta intervenção junto às escolas, família e comunidade, a construção de habilidades e conhecimentos para reconhecer e resistir à pressão de companheiros ou grupos quando da oferta de álcool, cigarro ou outras drogas, e a capacitação para lidar com o estresse e resolver conflitos durante e após a formação. O programa atua também em regiões de fronteira, por vezes em áreas críticas de segurança, com resultados considerados bastante satisfatórios.

Ouça o Podcast relacionado