Estar junto da população é uma das metas da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), e que tem como primeiro-secretário o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) e segundo-secretário o deputado Gilson de Souza (PSC). Um dos passos para esse processo acontece nesta semana com a interiorização dos trabalhos do Poder Legislativo, que transfere sua sede para a cidade de Londrina, onde acontece a 59ª edição da ExpoLondrina. O objetivo é aproximar os deputados da população, ouvir as demandas dos paranaenses e participar dos debates que vão tratar do desenvolvimento do agronegócio no estado.
“Esse é o primeiro evento de interiorização da Assembleia em 2019. Iremos realizar outros pelo estado para ouvir a população e, nós como Assembleia Legislativa, contribuir no que for possível para o crescimento de nosso estado”, disse o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano. Durante a ExpoLondrina o Governo do Estado também estará implementando esse processo de interiorização. Em 2018, mais de 550 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Ney Braga. Os negócios daquele ano durante a Feira, atingiram a marca de R$ 684 milhões.
Programação – Na quarta-feira (10), às 18 horas, acontece a cerimônia para a assinatura dos atos de instalação dos Poderes na cidade, no espaço da Sociedade Rural do Paraná. Na sequência, a partir das 19 horas, será realizada uma reunião com a diretoria da Sociedade Rural. Os temas são febre aftosa e o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR). A partir das 20 horas está previsto um evento que vai tratar da “Sustentabilidade no agronegócio”.
Na quinta-feira (11), às 9h, está programada uma entrevista coletiva na entrada da Sociedade Rural do Paraná, sendo seguida, a partir das 10 horas, por uma reunião do secretariado com a Comissão de Desenvolvimento de Londrina. Na parte da tarde, deputados e o governador Carlos Massa Ratinho Junior farão atendimentos no Pavilhão do Governo, num stand montando na ExpoLondrina para receber prefeitos, vereadores e população. Ao final do dia uma visita será realizada ao Parque de Exposição.
A sexta-feira (12), último dia da participação dos deputados e do Governo do Estado na Feira, começa com um café da manhã que terá a participação da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), a partir das 9 horas. Logo em seguida, às 10 horas, encerrando as atividades na ExpoLondrina, acontece uma reunião de prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (AMEPAR) e da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (AMUNOP).
*TV Assembleia vai transmitir programação especial direto da ExpoLondrina (Leia reportagem aqui no site).