Assembleia Itinerante: deputada Márcia Huçulak (PSD) destaca forte desenvolvimento de Fazenda Rio Grande e presta homenagens Homenageados contribuem para desenvolvimento econômico e social do município. Município teve o maior crescimento populacional do estado.

21/09/2023 13h04 | por Assessoria Parlamentar

“Fazenda Rio Grande foi o município onde a população mais cresceu no Paraná, o que traz demandas de mais serviços de educação, saúde, emprego e renda”, afirmou a deputada durante a Assembleia Itinerante, realizada na cidade.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) destacou nesta quarta-feira (20) o expressivo desenvolvimento de Fazenda Rio Grande nos últimos anos e a necessidade de atender as demandas dos moradores, que surgem naturamente com o crescimento populacional.

“O município pode contar com a Assembleia Legislativa para levarmos cada vez mais qualidade de vida para a população.”

Fazenda Rio Grande teve o maior crescimento populacional do estado e o segundo maior do país entre o Censo de 2010 e de 2022, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A população atual é de quase 149 mil pessoas – 82% a mais do que os 81 mil moradores contados em 2010.

Contribuições

Por ocasião da Assembleia Itinerante, a deputada indicou quatro pessoas e uma instituição da sociedade civil de Fazenda Rio Grande para receberem homenagem da Alep.

Todos têm trajetória de grandes contribuições para o desenvolvimento do município, seja no crescimento econômico e geração de empregos ou na inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

Os homenageados pela deputada foram a empresária de educação Ângela Maria Nichele, a administradora Maria Lucélia Pelanda, o empresário Paulo Irineu Pelanda, o ex-prefeito e deputado federal Toninho Wandscheer e o Coletivo Inclusão.

Com indicações de outros deputados, houve um total de 55 homenageados.

Junto da população

A Assembleia Itinerante é uma iniciativa criada para aproximar a Casa Legislativa da população, encurtando caminhos para colher demandas da sociedade.

Em Fazenda Rio Grande, ela ocorre durante a 2ª ExpoFazenda, realizada entre os dias 20 e 24 de setembro no Centro Multieventos.

A iniciativa já foi realizada em Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro e Santo Antônio da Platina.

“É um momento muito bacana da Assembleia, de estar junto da população, ouvindo sugestões e demandas”, avalia a deputada.

Veja quem foram os homenageados por Márcia Huçulak:

ANGELA MARIA NICHELE

Empresária, criadora da primeira escola privada em Fazenda Rio Grande, a Escola Interativa, que nos seus 33 anos de existência vem participando ativamente do desenvolvimento do município por meio da educação. Tem uma estrutura ampla e moderna para atender todas as faixas de ensino, desde o berçário até os adolescentes. Segundo Ângela, foi um sonho de uma professora da escola pública que se tornou realidade, com muito esforço e dedicação.

MARIA LUCÉLIA PELANDA

Profissional em contabilidade, gestão de empresas e negócios Maria Lucélia Pelanda exerce a função de diretora da empresa contabilidade Pelanda e da Pelanda Marcas e Patentes. Atua também no ramo de construção de imóveis próprios e de terceiros, incorporações e condomínios residenciais, por meio do qual contribui de forma direta com o crescimento de Fazenda Rio Grande. Em 2022 tornou-se a primeira mulher eleita presidente da Acinfaz (Associação Comercial e Industrial de Fazenda Rio Grande), após 30 anos de sua fundação.

PAULO IRINEU PELANDA

Empresário que personifica o compromisso com o desenvolvimento da cidade, dedicou sua vida ao mercado de postos de combustíveis, gerando emprego e renda à população. Sua visão empreendedora é reconhecida como pilar fundamental para o crescimento e prosperidade de Fazenda Fio Grande e da região.

TONINHO WANDSCHEER

Fazendense de coração, destacou-se colaborando significativamente para a criação do município. Foi duas vezes prefeito de Fazenda Rio Grande, contribuindo para o crescimento da cidade. Toninho também foi eleito deputado estadual e atualmente está em seu terceiro mandato como deputado federal.

COLETIVO INCLUSÃO

O Coletivo Inclusão é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que promove gratuitamente, por meio da assistência social, cultura, saúde e esporte, a inclusão e o aprimoramento da qualidade de vida para pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade. Presidido por Magnum Luiz Nichele, o trabalho do grupo é reconhecido pelos esforços em contribuir para o crescimento de Fazenda Rio Grande, exercendo com êxito um grande trabalho social.