Assembleia Itinerante desembarca em Goioerê nesta sexta-feira (8) com Sessão Especial e atendimento à população
Ação de interiorização do Poder Legislativo promove sessão especial às 18 horas na 37ª ExpoGoio. Ao longo do dia, a Defensoria Pública fará atendimento jurídico gratuito no estande da Casa.
A Assembleia Legislativa do Paraná promove, nesta sexta-feira (8), em Goioerê, a 26ª edição da Assembleia Itinerante, iniciativa que integra a programação da 37ª ExpoGoio. A sessão especial será realizada às 18 horas e reunirá autoridades do setor agropecuário, lideranças políticas regionais e estaduais, empresários e representantes da sociedade civil. O programa, criado em 2023, tem como propósito aproximar os deputados estaduais das demandas locais, fortalecendo o diálogo com a população e contribuindo para a formulação de políticas públicas mais eficazes.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), a proposta reflete o compromisso da nova gestão com a interiorização das ações do Parlamento. “Essa é a marca da nova gestão da Assembleia Legislativa: estar presente em todas as regiões, sendo protagonista no desenvolvimento do Paraná e na melhoria da qualidade de vida da população do interior”, afirma.
Durante todo o dia, os visitantes da ExpoGoio poderão conhecer o estande da Assembleia, que oferecerá uma experiência interativa com realidade virtual, conduzindo o público por um tour imersivo na sede do Legislativo em Curitiba.
Atendimento à população
No mesmo espaço, a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) estará presente com atendimento jurídico gratuito, voltado a pessoas com renda familiar de até três salários mínimos ou sem condições financeiras de arcar com os custos de um advogado.
A população poderá buscar orientação sobre diferentes áreas do Direito, como família, sucessões, registros públicos, questões cíveis, fazenda pública, infância e juventude — tanto na esfera cível quanto infracional —, além de casos envolvendo violência doméstica, direito penal e execução penal.
Interiorização
Com mais de 5,8 mil sugestões e reivindicações registradas desde sua criação, a Assembleia Itinerante já percorreu diversas regiões do estado, passando por municípios como Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati, Dois Vizinhos, Arapongas, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba, Paranavaí, Astorga, Ivaiporã, Cascavel, Umuarama, Campo Mourão e Jacarezinho. A iniciativa reafirma o compromisso do Legislativo estadual com a escuta ativa e a construção de políticas públicas sintonizadas com as realidades locais.
Serviço: 26ª Sessão Especial da Assembleia ItineranteData: 8 de agosto de 2024 (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: ExpoGoio – Goioerê (PR) - Sociedade Rural de Goioerê, Parque de Exposições Antonio Fernando Nunes (Toninho Coletor), Trevo de Acesso a BR 272, Goioerê/PR
Notícias Relacionadas
Assembleia Itinerante desembarca na Expoingá 2026 na próxima semana
Programação da ação de interiorização do Poder Legislativo inclui palestras, atendimento jurídico e atividades de formação cidadã.
Leia mais
Assembleia Itinerante chega à ExpoLondrina 2026 com atendimentos, debates e atividades voltadas à população
Atividades ocorrem de 15 a 17 de abril, com serviços, palestras técnicas e Arena da Democracia para estudantes do ensino médio.
Leia mais
Quadra poliesportiva solicitada por aluno durante Assembleia Itinerante é entregue em Santo Antônio da Platina
Demanda apresentada por estudante em ação da Assembleia Itinerante foi acolhida pelo Legislativo estadual, que intermediou o pedido junto ao Executivo.
Leia mais
Assembleia Itinerante encerra participação na ExpoParanavaí com mais de mil visitantes e ampla participação da população
Programação reuniu estudantes, idosos, empresários e visitantes da feira em atividades educativas, debates e capacitações promovidas pelo Poder Legislativo.
Leia mais