Assembleia lança nova edição da Revista do Legislativo Publicação valoriza trabalho de pesquisadores e traz temas atuais e importantes para o momento.

31/08/2020 19h35 | por Vanderson Luiz

Quarta edição da Revista do Legislativo já está disponível. Publicação valoriza trabalho de pesquisadores e traz temas atuais e importantes para o momento.Créditos: Arte: Vinícius Leme/Alep

Abordagens interessantes e atualizadas sobre o Poder Legislativo fazem parte da série de artigos que integram a quarta edição da Revista do Legislativo Paranaense, uma publicação da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e que já está disponível para consulta.

Devido à pandemia do coronavírus, vários projetos educacionais da Escola do Legislativo precisaram ser adiados. Todavia, a Assembleia manteve a publicação da Revista, como uma forma de valorizar o trabalho dos pesquisadores. “O nosso Legislativo precisou adiar alguns projetos educacionais que são muito preciosos para nós, mas fizemos questão de manter a periodicidade e a qualidade da revista”, destacou o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB).

De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo e Editora Chefe da publicação, Roberta Picussa, dentre as submissões, foram selecionadas seis para compor esta edição, todas com temas muito atuais, até mesmo estudos que já avaliam o impacto da pandemia de Covid-19 nas instituições políticas.

Roberta se referia ao artigo da seção Autor Convidado, da professora Isabele Mitozo, que traz um panorama recente sobre a atuação dos Parlamentos brasileiros durante a pandemia de Covid-19, com foco nos diferentes modos de adoção de sistemas digitais para deliberação remota pelas Assembleias Legislativas Estaduais.

Ao encontro do que relata o trabalho, o presidente Ademar Traiano destaca que “nossa Assembleia tem se mantido, ouso afirmar, a altura desse enorme desafio. Estamos entre as primeiras Assembleias do país a instituir as sessões remotas. Desde março estamos realizando as sessões plenárias ordinariamente, mantendo os trabalhos legislativos sem interrupção. Já aprovamos mais de 132 leis destinadas a combater o vírus ou amenizar o sofrimento provocado por ele”.

A Revista traz ainda, pesquisa sobre a participação feminina na disputa por representação na Câmara Municipal de Ponta Grossa; uma abordagem sobre a influência do financiamento de campanha no comportamento parlamentar dos deputados federais; uma análise do perfil socioeconômico dos deputados estaduais eleitos; estudo sobre o fim do pagamento de pensões vitalícias a ex-governadores, comparando abordagens jurídicas e políticas.

Também consta na Revista  um trabalho que destaca as Escolas de Governo e Escolas dos Legislativos, com ênfase na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e, por fim, um estudo no qual as autoras examinaram o processo de adesão, implementação, estruturação e difusão da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade (PNAISP), pelos municípios brasileiros, especialmente os paranaenses.

A íntegra de todos artigos, além de suas autorias, pode ser conferida no link http://revista.assembleia.pr.leg.br, com acesso gratuito.