Assembleia Legislativa aprova projeto que institui a Capital da Cavalgada

27/04/2022 12h33 | por Assessoria parlamentar
Deputado Alexandre Curi (PSD).

Deputado Alexandre Curi (PSD).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Deputado Alexandre Curi (PSD).

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou projeto de autoria do deputado estadual Alexandre Curi (PSD) que concede ao município de Cafezal do Sul o título de Capital da Cavalgada. A prática é uma das características marcantes do município, que se destaca nacionalmente e atrai público de vários estados.

Segundo o autor do projeto, a história de Cafezal do Sul está ligada às cavalgadas, das quais inclusive Curi vem participando. Emancipado em 1993, quando se desmembrou de Iporã, o município se caracterizou desde o início pelo transporte de pessoas e da produção com o uso de cavalos ou por meio de veículos de tração animal.

Assim, iniciou-se a realização anual das cavalgadas, como símbolo de representação da cultura local. O evento “Cavalgada de Cafezal do Sul” passou a ser amplamente conhecido, atraindo vários turistas todos os anos. O evento acontece em apenas um dia, mas as festividades se iniciam até quatro dias antes, quando cavaleiros e tropeiros começam a chegar na cidade com seus animais.

Notoriedade

A cavalgada ficou tão conhecida que é citada no livro “Histórias do Paraná”, que ressalta a sua notoriedade. Mas, segundo Alexandre Curi, a vocação da comunidade vai além deste evento, com o desenvolvimento de um projeto para implantação de uma escola de equitação rural para crianças, com equoterapia. Ainda se pretende implantar um Centro de Reprodução Animal para melhorar a qualidade do rebanho do município.

Soma-se a isso a realização de torneios e provas de laço, a realização de leilões, de rodeios e de festas. Todas as promoções envolvendo equinos, que passaram a fazer parte da identidade cultural do município. Por estes fatos, Cafezal do Sul merece ser reconhecida com o título de Capital da Cavalgada, justificou o parlamentar ao apresentar o projeto na Assembleia Legislativa.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação