Assembleia Legislativa aprova reajuste que garante mínimo regional 30% superior ao nacional

13/12/2021 17h40 | por Trajano Budola
Podcast Assembleia garante Paraná com o maior piso regional do país.

Assembleia garante Paraná com o maior piso regional do país.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Assembleia garante Paraná com o maior piso regional do país.

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em duas discussões nas sessões plenárias, ordinária e extraordinária, desta segunda-feira (13) o reajuste do salário mínimo regional estadual para o ano de 2022. Com a dispensa de votação da redação final aprovada, o projeto segue para a sanção ou veto do Poder Executivo.

A proposta do Poder Executivo prevê aplicação integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) aos vencimentos de trabalhadores da iniciativa privada que não tenham piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo de trabalho.

Com isso, o valor deverá subir dos atuais R$ 1,4 mil para cerca de R$ 1,6 mil na primeira faixa do piso, chegando até R$ 1.870,00 na quarta faixa.

De acordo com o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), primeiro secretário da Assembleia Legislativa, o reajuste é fruto de um amplo debate.

SONORA LUIZ CLÁUDIO ROMANELLI

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), o mínimo regional garante a valorização dos salários paranaenses.

SONORA ADEMAR TRAIANO