Assembleia Legislativa aprova redação final da venda das ações da Copel

24/11/2022 12h25 | por Trajano Budola
Podcast Plenário da Casa recebeu novamente manifestantes contrários ao projeto do Poder Executivo.

Plenário da Casa recebeu novamente manifestantes contrários ao projeto do Poder Executivo.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Plenário da Casa recebeu novamente manifestantes contrários ao projeto do Poder Executivo.

A venda das ações da Copel e transformação da companhia em corporação sem acionista controlador foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná na manhã desta quinta-feira. Em três sessões plenárias extraordinárias, a maioria dos parlamentares aprovou a redação final do projeto de lei do Poder Executivo com emendas apresentadas ao texto.

De acordo com a proposta, nenhuma acionista individual ou grupo de acionistas terá mais de 10% do total de votos nas decisões da corporação. O Poder Executivo alega ainda que o Estado do Paraná vai manter uma participação acionária relevante e com poder de veto de exclusividade do Governo.

O deputado Guto Silva (PSD) afirmou que a transição do atual modelo de economia mista para o de governança aprovado pelo Legislativo deve acontecer no prazo mínimo de um ano.

SONORA GUTO SILVA

Outro projeto de lei analisado pelo Plenário nesta quinta-feira propõe alterações nas alíquotas de ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, entre outras categorias. A proposta foi aprovada em primeiro turno e recebeu emendas na segunda discussão.

A constitucionalidade destas emendas será debatida na próxima semana pela CCJ. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD), explicou que alguns itens previstos no projeto de lei podem ser revistos por solicitação das indústrias paranaenses.

SONORA ADEMAR TRAIANO

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação