Assembleia Legislativa avança na organização de concurso público
Expectativa da Mesa Executiva do Legislativo é de que as provas sejam realizadas até dezembro, com possibilidade de ofertar 200 vagas.
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), anunciou a expectativa de que as provas do novo concurso público da Casa sejam realizadas ainda este ano. A informação foi repassada nesta segunda-feira (7), durante atualização sobre os avanços na organização do processo seletivo de novos funcionários do legislativo estadual.
“A data prevista para as provas acontecerem é até o final de dezembro. A Comissão que está realizando o concurso já encaminhou para todas as universidades solicitando a elas a possibilidade de realizarem a prova. Até agora, duas entidades responderam: a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Hoje pela manhã nos reunimos e determinei que se intimem as demais universidades para que se manifestem até o dia 30 de agosto se participarão ou não. Caso contrário, vamos seguir o processo com duas que já manifestaram interesse”, explicou Traiano.
Ainda segundo o presidente, a expectativa é de ofertar 200 vagas com exigência de formação com nível superior e salários a partir de R$ 4 mil. Os cargos do processo seletivo serão definidos pela Comissão Especial formada por servidores para estudar os detalhes do concurso.
“A princípio estamos estabelecendo 200 vagas. É claro que, em um primeiro momento, não venhamos a chamar 100% dos aprovados. Mas, o concurso terá um prazo de validade e os candidatos que forem aprovados poderão ser chamados futuramente”, indicou.
Segundo o presidente, o concurso visa recompor os quadros do legislativo com a aposentadoria de funcionários efetivos. “Por isso, a pretensão de que esse concurso possa ocorrer até dezembro. Pois, com promoções e progressões que nós concedemos aos servidores antigos, imaginamos que até janeiro e fevereiro, em torno de 100 servidores efetivos se aposentem.”
A realização do concurso foi anunciada em março, pelo presidente Traiano, juntamente com o primeiro secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e a segunda secretária, deputada Maria Victoria (PP). “O último concurso ocorreu há mais de 40 anos. Temos funcionários que já estão na Casa há mais de 30 anos”, citou Traiano.
De acordo com a Comissão Executiva, a decisão de realizar o concurso público surgiu da avaliação de que é importante a renovação do quadro funcional. Os parlamentares explicaram que, além de concursos realizados há muito tempo para áreas específicas, o quadro é antigo.
A ideia é criar a possibilidade de equilibrar a experiência dos servidores que estão na ativa com novos funcionários. Atualmente, a Administração do Poder Legislativo conta com 191 servidores efetivos e 386 servidores comissionados.
A iniciativa faz parte de uma série de medidas administrativas voltadas ao fortalecimento das políticas de transparência adotadas pelo Poder Legislativo, como o programa Assembleia Itinerante, que vai rodar as principais cidades do Estado aproximando a Casa da sociedade e que nesta quinta-feira (10) está em Castro, nos Campos Gerais.
Notícias Relacionadas
Assembleia Legislativa moderniza normas de governança para ganhar mais eficiência e reforçar a transparência
Medida redefine atribuições de diretorias e órgãos estratégicos para ampliar integração administrativa e segurança jurídica.
Leia mais
Assembleia Legislativa e CRM/PR firmam acordo para aprimorar políticas públicas de saúde no Paraná
Cooperação prevê atuação conjunta em propostas relacionadas à área médica e criação de grupo de trabalho com parlamentares e especialistas.
Leia mais
Novo Código de Ética da Assembleia prevê punição para violência política de gênero, injúria racial e ofensas nas redes sociais
Medidas apresentadas pela Mesa Executiva da Casa visam garantir segurança jurídica e fortalecer o Conselho de Ética.
Leia mais
Aprovados no concurso da Assembleia tomam posse e iniciam nova fase no Legislativo
O evento marcou uma nova etapa no processo de admissão ao serviço público e integra um conjunto de ações da Mesa Executiva para fortalecer a transparência institucional. Ao todo, 31 aprovados foram empossados.
Leia mais