Assembleia Legislativa celebra centenário do Club Athletico Paranaense Solenidade contou com a participação de parlamentares, dirigentes, ex-jogadores e torcedores.

25/03/2024 20h23 | por Thiago Alonso
Solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (25), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (25), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (25), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu na noite desta segunda-feira (25) uma sessão solene para celebrar os 100 anos de fundação do Club Athletico Paranaense. A solenidade contou com a participação de parlamentares, dirigentes e ex-atletas, além de torcedores. Fundado em 1924, o Athletico comemora seu centenário nesta terça-feira (26). A homenagem foi proposta pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSD), pelo primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos deputados Thiago Bührer (União), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Ney Leprevost (União), Matheus Vermelho (PP), Tito Barichello (União) e o líder do governo, Hussein Bakri (PSD).

Durante a solenidade, representantes do Furacão, dos funcionários e da torcida foram homenageados. O presidente do Conselho Deliberativo do Athletico Paranaense, Aguinaldo Coelho Farias, o funcionário Edmilson Aparecido Pinto, conhecido como Bolinha, e o representante dos torcedores, Fernando Felix de Azevedo, foram escolhidos para representar as diferentes esferas de colaboradores do cube para receber diplomas de menção honrosa confeccionados pela Assembleia Legislativa. A honraria foi entregue pelos parlamentares.

O Athletico foi fundado em 26 de março de 1924, a partir da fusão do International Foot-Ball Club e do América Futebol Clube. Entre os principais títulos do clube estão duas Copas Sul-Americana (2018 e 2021), um Campeonato Brasileiro (2001), uma Copa do Brasil (2019), um Campeonato Brasileiro Série B (1995), uma Copa Suruga Bank (2019) e 27 Campeonatos Paranaenses. O time também foi finalista da Copa Libertadores nas edições de 2005 e 2022.

Depoimentos

O deputado Alexandre Curi afirmou que a Assembleia honra a trajetória do clube que leva o nome do Estado para todo o mundo. “A Assembleia presta uma justa homenagem ao maior clube esportivo do Paraná, com a maior torcida no Estado e com um dos estádios mais modernos do Brasil. Nós não podíamos deixar de participar dessa homenagem do centenário do Club Athletico Paranaense. Meu avô, deputado Aníbal Khury, foi presidente do time. Tive o privilégio de ser conselheiro, vice-presidente e, com muito orgulho, sou torcedor. Neste centenário, a Assembleia presta uma homenagem em nome de todos os paranaenses”.

Também torcedor do time, o deputado Luiz Claudio Romanelli destacou a alegria de propor a homenagem. “A Assembleia, ao longo dos anos, tem contribuído para o fortalecimento do nosso Club Athletico Paranaense. Ele tem sido um grande destaque nacional e internacional, levando o nome do Paraná para várias regiões do planeta. O clube conseguiu, nas últimas duas décadas, ser um grande diferencial do crescimento do esporte do futebol no Paraná e no Brasil”, comentou.

O deputado Thiago Bührer lembrou a representatividade do time para o esporte. “Estou muito feliz de poder apresentar, junto com os demais deputados, essa sessão solene em homenagem aos 100 anos do clube, um time que agora tem essa representatividade internacional. Esta noite vamos homenagear os atletas, os ex-atletas, os funcionários, e os dirigentes do clube, enfim, a todos aqueles que fizeram parte desta história”.

O deputado Nelson Justus contou que tem uma trajetória entrelaçada com a da instituição. “Eu fico muito honrado e feliz de estar aqui porque tenho uma boa parte da história da minha vida ligada ao Athletico. Fico feliz com essa iniciativa da Assembleia. Que estes 100 anos se multipliquem e que o centenário seja de resultados extraordinários para o clube que hoje é o orgulho do Paraná e do Brasil”, disse. O deputado Ney Leprevost disse que é torcedor do clube e aproveitou o momento para cantar o hino do Clube. "Fico feliz de ver a Assembleia com tantos torcedores do nosso Furacão. Viva o Athletico", comemorou.

Durante as homenagens, os parlamentares destacaram o papel decisivo do atual presidente do clube, Mario Celso Petraglia, no desenvolvimento e crescimento do Athletico. Foi o que disse o deputado Tito Barichello. “Aproveito este momento para destacar a importância de Mario Celso Petraglia. Ele mudou a nossa história. É um visionário, com uma capacidade ímpar. Este centenário que estamos comemorando com tanto afinco muito se deve a isso”, disse.

Homenageados

O presidente do Conselho Deliberativo do Athletico Paranaense, Aguinaldo Coelho Farias, traçou uma linha da trajetória da instituição. “O Club Athletico Paranaense começou a sua história em 1924. A gente vem crescendo passo-a-passo. Nós tivemos alguns saltos para chegar até aqui. Agora nós chegamos à ponta do iceberg que está aflorando. Portanto, esta homenagem não é só feita ao clube, mas a toda a sua estrutura, aos seus colaboradores, aos torcedores, a todos os atleticanos. As cores rubro-negras estão aí permeando por todo o País, mostrando um clube que realmente se tornou um time de ponta”.

O ex-jogador, Luisinho Netto, frisou a emoção de vestir as cores do Furacão. “Para mim é um privilégio estar aqui. Passei seis anos no Athletico. Fui o primeiro jogador a fazer um gol em uma Libertadores pelo time. Sou artilheiro do clube neste campeonato com seis gols, junto com o Victor Roque. Então para mim é um privilégio e gratidão poder ter vestido essa camisa. São 100 anos de história. Acho que só de você vestir se manda sagrado já é uma grandeza para qualquer jogador”, comemorou.

Já Fernando Felix de Azevedo foi escolhido para representar os torcedores na homenagem por ser conhecido por acompanhar o clube na maioria dos jogos pelo País e exterior. “Desde 2017 eu não perco um jogo fora ou dentro de casa. Fui em todos os jogos na Sul-Americana, Libertadores, Copa do Brasil. Um dos momentos mais marcantes foi no Japão, em 2019. Saímos daqui em quatro e chegamos lá e tinha mais e mais atleticanos”, contou.

Presenças

Também participaram da sessão solene o deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), o ex-governador do Paraná, Orlando Pessuti, o desembargador José Rodrigo Sade, e o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury Filho.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação