
Para celebrar o Dia do Maçom, lembrado em 20 de agosto, o deputado Ney Leprevost (União) entregou menção honrosa com voto de louvor e congratulações ao Grande Oriente do Brasil – Paraná. O evento ocorreu nesta quarta-feira (20), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Paraná, e também homenageou membros da maçonaria paranaense.
“É muito importante reconhecermos a colaboração da maçonaria, que muitas vezes leva programas sociais onde o Estado não consegue chegar. Assim como outras entidades filosóficas, clubes de serviço, igrejas e religiões diversas, a maçonaria desenvolve ações de qualificação profissional, atendimento em saúde e apoio a entidades filantrópicas que cuidam de idosos e crianças em situação de vulnerabilidade”, disse o deputado.
Ele também falou sobre a contribuição da instituição à sociedade. “Precisamos desmistificar essas instituições e mostrar que elas realizam um trabalho importante e que representam uma verdadeira aliança em prol das boas causas. Além disso, a maçonaria tem uma contribuição histórica relevante no Brasil, sempre se posicionando em momentos difíceis, na luta contra a corrupção, a favor da liberdade e da democracia. Por isso, esta homenagem é muito justa”, afirmou.
O grão-mestre estadual do Grande Oriente do Brasil – Paraná, Paulo Roberto Socher, destacou a importância do reconhecimento da sociedade ao trabalho desenvolvido pela instituição. “Ficamos muito contentes quando esse esforço é valorizado, seja pelo trabalho dos nossos secretários, que atuam diretamente nas causas da sociedade, ou pelo apoio das nossas cunhadas (como chamamos as esposas dos maçons), que realizam ações de beneficência e ajuda. São iniciativas que envolvem áreas sociais, ambientais e de aproximação com a comunidade”, afirmou.
Atuação social
Maria da Penha de Oliveira Socher, presidente da Fraternidade Feminina do Grande Oriente do Brasil no Paraná e secretária da Fraternidade Nacional, explicou o papel da entidade e a atuação das mulheres ligadas à maçonaria. “Nosso trabalho é essencialmente voluntário, por meio de projetos sociais. No Paraná, contamos hoje com 65 fraternidades e cerca de 1.600 mulheres atuando em apoio à população carente do Estado”, disse, ao destacar que a fraternidade é composta por mulheres que convivem com a maçonaria — não necessariamente esposas, mas também mães, irmãs, parentes ou amigas próximas.
Para o grão-mestre e um dos apoiadores do evento, Luiz Mário Luchetta, a homenagem da Assembleia Legislativa foi uma grata surpresa. “Um dos nossos objetivos é a interação com as instituições da sociedade, e consideramos a Assembleia uma instituição fundamental pela representatividade direta da população. Por isso, fizemos questão de dar todo o suporte, indicando as entidades da maçonaria no Estado e oferecendo o apoio necessário para que a homenagem pudesse acontecer”, contou.
Foram homenageados: o Grande Oriente do Brasil – Paraná, Luís Mário Luchetta, Paulo Roberto Socher, Maycon Moacir Souza Corazza, Maria da Penha de Oliveira Ramos Socher, Regina Conceição Hiromi Luchetta, Alysson Frantz, Grande Loja Maçônica do Estado do Paraná, Valdemar Kretschmer, João Carlos Silveira, Tharcílio Pereira Garcia, Grande Oriente do Paraná, Vladimir Martins, João Krainski Neto, Cristian Adrian Flores Maldonado, Admilson José Miranda e Norca Gordas Batista.
Dia do Maçom
De acordo com a história maçônica, no dia 20 de agosto de 1822 ocorreu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria “Comércio e Artes” e “União e Tranquilidade”, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano. A ideia foi aprovada por todos os presentes e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia do sexto mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822. Convertida para o calendário gregoriano, a data corresponde a 20 de agosto de 1822.
No Paraná, a Lei nº 17.163/2012 instituiu no Calendário Oficial de Eventos do Estado o Dia do Maçom, a ser comemorado anualmente em 20 de agosto.
Grande Oriente do Paraná
Fundado em 4 de setembro de 1902, o Grande Oriente do Paraná (GOP) conta com 200 lojas e mais de 5.300 integrantes que trabalham na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, alicerçada nos princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Nacionalmente, está filiado à Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), que promove e coordena a ação maçônica das potências a ela confederadas. Internacionalmente, é filiado à Confederação Maçônica Interamericana (CMI), que congrega todas as organizações maçônicas reconhecidas como regulares das Américas, além de integrar a Conferência Mundial de Grandes Potências da Maçonaria Regular.
O Grande Oriente do Brasil foi criado em 17 de junho de 1822, formado por três Lojas do Rio de Janeiro — a “Comércio e Artes na Idade do Ouro”, a “União e Tranquilidade” e a “Esperança de Niterói”. Inscrito entre as cinco maiores potências maçônicas do mundo, com participação ativa na história do País tanto no período monárquico quanto no republicano, o Grande Oriente do Brasil reúne aproximadamente 2.000 Lojas e cerca de 61.500 obreiros ativos, sendo reconhecido por mais de 100 Obediências regulares no mundo. Atualmente, é a maior Obediência Maçônica da América Latina.
"REUNIÃO PARA ENTREGA DE MENÇÃO HONROSA AOS MEMBROS DA MAÇONARIA PARANAENSE, EM ALUSÃO AO DIA DO MAÇOM"
Carregando fotos...