Assembleia Legislativa celebra os 330 anos de Curitiba Solenidade proposta pelo deputado Ney Leprevost (União) reuniu personalidades e representantes de entidades que contribuíram para o desenvolvimento e a história da capital dos paranaenses.

23/03/2023 19h41 | por Ana Luzia Mikos

Solenidade aconteceu na noite desta quinta-feira (23), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Quase mil pessoas foram escolhidas para simbolizar os traços, as tradições, as contribuições e um pouco da história de Curitiba, que completa 330 anos este mês. Boa parte delas esteve na Assembleia Legislativa do Paraná na noite desta quinta-feira (23) em uma grande homenagem à capital dos paranaenses e ao seu povo.

O evento foi proposto pelo deputado Ley Leprevost (União) e reuniu autoridades, secretários de estado, presidentes de entidades públicas, privadas, além de curitibanos e pessoas que adotaram a cidade e contribuíram com suas trajetórias para o desenvolvimento, cultura, saúde e educação, meio ambiente e tantos outros setores.

O Plenário da Casa estava lotado e os convidados receberam um certificado durante a Sessão Solene. Um bolo reforçou os festejos às vésperas do aniversário, comemorado no próximo dia 29.

Entre os homenageados, estavam: coletores de lixo, pastores, padres, enfermeiras, médicos, líderes comunitários, personalidades do mundo cultural, empresários, figuras folclóricas, personagens da alta sociedade, técnicos do município, entre representantes das mais diversas classes sociais ou categorias profissionais.

E foi exatamente o coletor Aparecido Carlos Barbosa, o primeiro citado no discurso por Ney Leprevost. Um reconhecimento a todos os profissionais que atuam na zeladoria e transformam Curitiba em uma das cidades mais limpas do país. “Também sou corredor de rua o que me faz gostar muito do trabalho, onde estou há 16 anos. Por isso, conheço quase a cidade toda, memso sendo de Ibaiti. Não tenho nem palavras para agradecer essa primeira homenagem que recebo na vida”, afirmou o profissional, que se emocionou no evento.

“Eu tenho uma gratidão imensa pelos curitibanos que sempre foram muito solidários comigo. E eu acredito que essa é a principal característica da nossa cidade. É a solidariedade entre as pessoas. Curitiba é a terra de todas as gentes. A cidade sorriso da República Federativa do Brasil e é isso que é importante que todos saibam pra que venham nos visitar, venham aqui pra Curitiba trazer renda pra nossa gente, gerar empregos, Curitiba recebe bem todos os brasileiros e as de qualquer lugar do mundo. Curitiba é humana, solidária, ordeira e respeitosa”, definiu o proponente.

Representantes de várias entidades estiveram presentes. “Somos as nossas raízes. A grande responsabilidade de ser homenageado é assumir nosso papel social e escolher quem nos tornamos a todo momento e honrar essa terra”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacóia. “Transfiro essa homenagem do plano pessoal para o institucional do Ministério Público do Paraná, que tem cumprido sua missão constitucional, contribuindo positivamente para que nós possamos progressivamente construir uma sociedade urbana nas relações, manifestando essa resposta à democracia e ao pleno funcionamento das instituições”, acrescentou.

Representante feminina na composição da mesa, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região – Paraná, Ana Carolina Zaina, exaltou a população curitibana. “A grandeza das cidades que faz pela grandeza das pessoas. Assim, se Curitiba é uma cidade destaque pujante que se destaca mundialmente, seja pelo transporte, pelo desenvolvimento sustentável, é porque é habitada por homens e mulheres do bem, que engrandecem a sociedade e lhe conferem vida”, definiu a desembargadora, que também preside o Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho.

A Câmara Municipal de Curitiba foi representada pelo vereador Alexandre Leprevost. “Esse encontro tem um motivo significativo, que são 330 anos da cidade de Curitiba, uma cidade acolhedora, bonita e cheia de oportunidades. Oportunidades essas que muitos aqui proporcionam e outros abraçam. População que quer uma cidade cada vez mais próspera. Estamos no caminho certo ao longo destes anos. Porém, ainda temos muito a alcançar”, discursou.

Também compuseram a mesa o Defensor Público-Geral Do Estado, André Giamberardino; o Secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira e o desembargador José Laurindo de Souza Netto, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná.