Assembleia Legislativa comemora a Data Nacional da Consciência Negra
Sessão solene na noite desta segunda-feira (23) destacou as importantes contribuições africanas para a construção da identidade brasileira.
A Data Nacional da Consciência Negra, comemorada em 20 de novembro, e os 320 anos da imortalidade de Zumbi dos Palmares, foram reverenciados na noite desta segunda-feira (23) na Assembleia Legislativa, durante sessão solene que atendeu a uma proposição do deputado Guto Silva (PSC). O evento, que já é uma tradição no Legislativo estadual, chegou à sua 20ª edição, primando pela valorização da cultura e pela afirmação das importantes contribuições africanas para a construção da identidade nacional.
Segundo o proponente do ato comemorativo, a realização de eventos como este representa a oportunidade “para refletirmos se não abrigamos algum sentimento ou resquício racista, se não persiste ainda o viés inconsciente pelo qual mesmo quem não se considera racista acaba caindo na armadilha dos estereótipos”.
Entre as 21 personalidades homenageadas pelos relevantes serviços prestados às comunidades paranaense, afrodescendente, africanas e haitianas estavam o consultor ambiental Antonio José Teixeira; o cantor Berthony Pierre; o sargento Bezalhéu Gonçalves de Oliveira; o coordenador geral do Núcleo de Comunicação e Marketing da FECOMERCIO/SESC/SENAC, Cesar Luiz Gonçalves; o técnico em Informática Harold Dumorné; e a professora Nephtalie Saint Fleur Elmeus. Autoridades e representantes de várias instituições prestigiaram a solenidade, entre elas o cônsul geral honorário da República do Senegal, Ozeil Moura dos Santos; a presidente da Academia Paranaense de Letras, Chloris Justen; o vice-presidente da FECOMERCIO, Paulo Nauiack; e Edicélia dos Santos de Souza, representando o Movimento Negro do Paraná.
História – A escolha do dia 20 de novembro para celebração anual da Consciência Negra remete à data em que Zumbi, o grande líder do Quilombo de Palmares, em Alagoas, foi emboscado e morto, no ano de 1695. Zumbi é reconhecido como um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e da luta antiescravagista, defendeu a liberdade de culto, de religião e a prática da cultura africana no Brasil Colonial.
No longo período de vigência da escravidão os quilombos funcionavam geralmente em locais estratégicos e de difícil acesso, como comunidades de negros fugidos que de alguma forma conseguiam escapar do controle de seus proprietários. O Quilombo de Palmares foi o mais conhecido dentre todos, e com o passar dos tempos se transformou em uma espécie de confederação que abrigava vários quilombos da chamada Serra da Barriga, na região norte do atual estado de Alagoas. Segundo o historiador Rainer Sousa, seu crescimento ocorreu principalmente entre as décadas de 1630 e 1650, quando a invasão dos holandeses prejudicou o controle sobre a população escrava. E ele acrescenta: “A prosperidade e a capacidade de organização desse imenso quilombo representaram uma séria ameaça para a ordem escravocrata vigente. Não por acaso, vários governos que controlaram a região organizaram expedições que tinham por objetivo estabelecer a destruição definitiva de Palmares. Contudo, os quilombolas resistiram de maneira eficaz e, ao longo de oitenta anos, conseguiram derrotar aproximadamente trinta expedições militares organizadas com este mesmo objetivo”.
*Assista ao vídeo relacionado no Facebook da Alep.
[podcast id=3266 /]
Notícias Relacionadas
Assembleia entrega título de Cidadão Benemérito do Paraná ao empresário João Alves Anselmo na próxima quarta-feira (17)
Sessão Solene, proposta pelo deputado Marcelo Rangel (PSD), acontece a partir das 18 horas, no Plenário do Legislativo.
Leia mais
Sessão Solene na Assembleia marca 118 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao território brasileiro
Proposta pelo deputado Jairo Tamura (PL), cerimônia valoriza a herança cultural nikkei e recebe novo cônsul-geral do Japão em Curitiba.
Leia maisEmpresariado paranaense é homenageado em Sessão Solene na Assembleia Legislativa
Solenidade, proposta pelo deputado Samuel Dantas (PL), o objetivo de reconhecer e valorizar os empreendedores que geram empregos e movimentam a economia do Estado.
Leia maisSessão Solene na Assembleia Legislativa celebra os 90 anos do IBGE
Deputados reconheceram o papel fundamental da instituição para a história do Brasil e para a construção de políticas públicas.
Leia mais