Assembleia Legislativa cria a Frente Parlamentar do Coronavírus Grupo de trabalho tem como objetivo acompanhar as ações do poder público no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

25/06/2020 17h03 | por Jaime S. Martins
Frente Parlamentar do Coronavírus criada na Assembleia Legislativa tem como objetivo acompanhar as ações do poder público no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Frente Parlamentar do Coronavírus criada na Assembleia Legislativa tem como objetivo acompanhar as ações do poder público no enfrentamento à pandemia de Covid-19.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Frente Parlamentar do Coronavírus criada na Assembleia Legislativa tem como objetivo acompanhar as ações do poder público no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), assinou na quarta-feira (24) o ato de constituição da Frente Parlamentar do Coronavírus, proposta pelo deputado Michele Caputo (PSDB). O documento já foi publicado no Diário Oficial da Assembleia.

O objetivo da Frente é acompanhar as ações de resposta do poder público no enfrentamento à pandemia de Covid-19, além de articular e ouvir as demandas dos diversos setores da sociedade atingidos pelos efeitos da pandemia e discutir e propor novas medidas para reduzir o impacto da doença na saúde dos paranaenses.

“A Assembleia Legislativa tem feito a sua parte desde o início da pandemia. Já aprovamos diversas ações e aprovamos vários projetos para contribuir no enfrentamento da pandemia. O trabalho da Frente irá contribuir ainda mais com esse trabalho que o Legislativo tem feito e, quem sabe, buscar novas medidas que ajudem toda a sociedade”, disse Traiano.

Segundo o proponente, deputado Michele, a Frente também visa elaborar proposições legislativas que aprimorem a resposta do Governo do Estado à pandemia e encaminhar propostas e recomendações aos entes federais, estaduais e municipais que auxiliem na resposta ao enfrentamento da Covid-19.

“A situação está cada vez mais difícil e, além da situação difícil, temos que começar a pensar no pós-pandemia, questões de ordem econômica, sanitária. Criar esse espaço com discussões virtuais, mas que a gente possa fazer um grande debate”, disse Michele. “Tem uma série de questões que a gente tem que começar a discutir, inclusive o lockdown, o comprometimento dos casos das UTIs, dos leitos, do afastamento dos profissionais, a dificuldade de repor equipamentos. Toda essa dificuldade que estamos passando faz com que esse fórum da Frente Parlamentar da Assembleia possa ser mais um instrumento para poder colaborar nesse enfrentamento e nesse processo”, concluiu o deputado.

A Frente também poderá propor e firmar parceria entre a Assembleia Legislativa e representantes da sociedade científica para embasar novas estratégias; divulgar informações úteis que promovam a conscientização da população sobre as medidas preventivas e fluxo de atendimento de casos na rede pública; e auxiliar na elaboração de um plano de recuperação da economia.

A Frente Parlamentar do Coronavírus será composta pelo deputado Michele Caputo que será o coordenador, e pelos deputados Do Carmo (PSL), Mabel Canto (PSC), Paulo Litro (PSDB), Delegado Jacovós (PL), Delegado Recalcatti (PSD), Alexandre Amaro (Republicanos), Goura (PDT), Maria Victoria (PP), Subtenente Everton (PSL), Homero Marchese (PROS), Luciana Rafagnin (PT), Reichembach (PSC), Delegado Francischini (PSL), Arilson Chiorato (PT), Tercilio Turini (CDN), Boca Aberta Junior (PROS), Soldado Fruet (PROS), Emerson Bacil (PSL), Luiz Claudio Romanelli (PSB), Cristina Silvestri (CDN e Professor Lemos (PT).

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação