A Assembleia Legislativa do Paraná firmou, hoje (28/10), um termo de cooperação com a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). O presidente da Casa, deputado estadual Alexandre Curi (PSD), assinou o documento no hall do prédio administrativo, em companhia do coordenador-geral da ABRADEP, Sidney Neves.
A parceria visa ampliar o rol de instituições que colaboram com a Assembleia Legislativa para o aprimoramento da educação legislativa. Ao falar sobre o termo de cooperação, Sidney Neves destacou a importância das escolas: “As escolas do legislativo Brasil afora têm tomado uma importância muito grande. Assinar um acordo de cooperação técnica pra trazer muito mais qualificação em torno do tema democracia, no Brasil de hoje, é algo extremamente relevante.”
Ainda comentando a assinatura do documento, o coordenador-geral da ABRADEP explicou a escolha da Assembleia Legislativa do Paraná como pioneira no acordo: “Nós não poderíamos começar a fazer essas tratativas com outra escola do legislativo que não fosse a do Paraná. O Paraná é um celeiro de grandes eleitoralistas do Brasil. É um estado pujante quando se fala de democracia e cooperação em torno desse tema.”
Mencionando o que se espera alcançar com o acordo, Sidney Neves pontuou: “A expectativa que nós nutrimos é a de fazer muitos eventos juntos nos próximos anos. Eventos difusores de uma cultura democrática, porque ao fim, é isso que importa dentro das nossas convivências. A democracia tem que estar sempre em primeiro lugar, visando a ampliação da participação popular, e do interesse por esse tema.”
Assessora jurídica da Casa, a advogada Renata Desplanches explicou a importância do termo de cooperação técnica: “Hoje, a ABRADEP é a maior academia de Direito Eleitoral do Brasil e reúne grandes profissionais, não só juristas e advogados, mas profissionais do Ministério Público, magistrados, enfim, um grande núcleo de profissionais dedicados a estudar o Direito Eleitoral e a defesa da democracia no nosso Estado Democrático de Direito. Então essa assinatura é um momento importante para a Assembleia, porque vai permitir a realização de eventos conjuntos, tanto no âmbito da Casa, quanto a expansão para todo o estado, e de repente até dentro das nossas Assembleias Itinerantes, levando conhecimento sobre Direito Eleitoral para todo o estado. É um termo que renderá bons frutos para a Assembleia.”
O diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso, declarou a relevância da colaboração: “A parceria com a ABRADEP, assim como com outras organizações que têm o estudo e a reflexão nos seus pilares, fortalece as atividades da Escola do Legislativo, porque aumenta a gama de possíveis palestrantes, de possíveis temas que nós podemos trazer tanto para os nossos servidores quanto para a sociedade em geral. A Academia é reconhecida no Brasil inteiro como um ator relevante no Direito Eleitoral e Político, e esse naturalmente é um tema que interessa a todos que vêm até a Assembleia Legislativa”.
Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP)
Fundada no dia 20 de março de 2015, com sede em Brasília-DF, a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) é composta por diversos profissionais das mais variadas áreas de conhecimento e tem como propósito fomentar um debate equilibrado, transparente, objetivo e qualificado sobre democracia, promovendo o estudo, a capacitação e a difusão de temas referentes ao direito eleitoral e a intersecção entre direito e política. A ABRADEP se pauta pelo prestígio à pluralidade, o compromisso acadêmico e a defesa do Estado Democrático de Direito.
ASSINATURA DO TERMO DE COOPERAÇÃO ENTRE A ESCOLA DO LEGISLATIVO E ABRADEP 28/10/2025
Carregando fotos...