Assembleia Legislativa do Paraná promove curso “Técnica e Processo Legislativo” em parceria com a Câmara Municipal de Maringá
A Assembleia Legislativa do Paraná, por meio da Escola do Legislativo, realiza no dia 28 de novembro, o curso “Técnica e Processo Legislativo”, em parceria com a Câmara Municipal de Maringá. A capacitação será ministrada pelo diretor legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, e tem como objetivo aprimorar o conhecimento de servidores, agentes públicos e demais interessados sobre o funcionamento da atividade legislativa.
O evento acontece no Plenário da Câmara Municipal de Maringá, localizado na Av. Papa João XXIII, 239. A programação será dividida em dois períodos:
-9h às 12h – Processo Legislativo: exposição sobre as etapas de elaboração das normas, tramitação de proposições, competências legislativas, análise de constitucionalidade e funcionamento do processo dentro das Casas Legislativas.
-13h30 às 16h30 – Técnica Legislativa: abordagem sobre os elementos formais e estruturais das proposições, redação normativa, boas práticas na formulação de projetos de lei e instrumentos que garantem clareza, coerência e eficácia nas normas.
A iniciativa reforça o compromisso da Assembleia Legislativa do Paraná e da Escola do Legislativo com a formação continuada e a melhoria da qualidade da produção normativa no estado, fortalecendo a atuação dos servidores e ampliando a compreensão do público sobre o papel do Legislativo. O curso é gratuito e voltado a vereadores, assessores parlamentares e servidores das áreas jurídicas, de apoio ao plenário e de elaboração normativa.
Serviço:
Evento: “Técnica e Processo Legislativo”
Data: 28 de novembro de 2025.
Local: Plenário da Câmara Municipal de Maringá, Av. Papa João XXIII, 239.
Horário: Das 9h às 16h30.
Inscrições: https://escola.assembleia.pr.leg.br/cursos
Notícias Relacionadas
Deputado Professor Lemos (PT) cobra envio de projeto para corrigir carreira de servidores da educação no Paraná
Parlamentar afirma que há distorções salariais e funcionais e pede que governo encaminhe proposta à Assembleia.
Leia mais
Assembleia Itinerante em Maringá e homenagens marcam a programação da semana no Legislativo
Eventos no Parlamento reconhecem profissionais da área da saúde e representantes do movimento negro.
Leia mais
Assembleia promove sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem
Evento ocorre na quarta-feira (13), às 18h30, no Plenário da Casa de Leis, por iniciativa do deputado Ney Leprevost (REP).
Leia mais
Deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) destaca papel da UENP no desenvolvimento do Norte Pioneiro
Leia mais