Assembleia Legislativa do Paraná sedia a primeira edição do programa Câmara Itinerante

20/03/2015 14h52 | por Eduardo Santana

Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná recebeu na manhã desta sexta-feira (20), em seu Plenário, a primeira audiência pública do programa “Câmara Itinerante”, promovido pela Câmara dos Deputados com o objetivo de ampliar o debate de temas nacionais e regionais, com intercâmbio de informações e acolhimento de sugestões que possam pautar as ações da Câmara Federal referentes, neste primeiro caso, à reforma política.

Durante pouco mais de duas horas, parlamentares estaduais e federais, prefeitos, vereadores e demais representantes de diversos segmentos da sociedade, debateram e apresentaram sugestões sobre o processo de reforma política em curso na Câmara de Deputados, em Brasília.

A audiência foi aberta pelo presidente do Legislativo paranaense, deputado Ademar Traiano (PSDB), e depois conduzida pelo o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Também compuseram a Mesa Diretora dos trabalhos o presidente da Comissão Especial da Reforma Política da Assembleia, deputado Anibelli Neto (PMDB), e o relator da reforma política na Câmara, deputado federal Marcelo Castro (PMDB-PI). O governador Beto Richa (PSDB) também participou da abertura da audiência e defendeu um novo pacto federativo para o Brasil, para estabelecimento de uma relação mais justa e equilibrada entre os vários níveis do Poder Executivo. Richa disse que considera vital que faça uma reforma política urgentemente, o que forçosamente irá repercutir também nas demais reformas que são necessárias para o país.

Na primeira parte da sessão, Cunha fez uma rápida apresentação sobre as ações da Câmara voltadas para os direitos das pessoas com deficiência, entre as quais a criação, em fevereiro de 2015, de uma comissão permanente para tratar das proposições relacionadas ao tema. Logo em seguida iniciou-se o debate sobre Reforma Política e Pacto Federativo. Durante o debate, o público pode participar de fóruns na internet promovidos pelo portal e-Democracia (http://edemocracia.camara.gov.br/), canal da internet mantido pela Câmara dos Deputados para interação com os cidadãos.

Ao longo da sessão, parlamentares puderam expor suas posições sobre o processo de Reforma Política. Subiram à tribuna da Assembleia os deputados federais Sandro Alex (PPS-PR), Alfredo Kaefer (PSDB-PR), Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), Sérgio Souza (PMDB-PR) e o deputado estadual Felipe Francischini (SDD). Na Mesa ainda estavam os deputados federais João Arruda (PMDB-PR) e Osmar Serraglio (PMDB-PR). Além dos parlamentares, vereadores e representantes de entidades da sociedade organizada também puderam ir à tribuna para fazer sugestões sobre o processo de reforma política.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), aplaudiu a iniciativa da Câmara Itinerante, que tem como principal objetivo justamente aproximar a Câmara dos Deputados dos Legislativos estaduais. “É um momento oportuno e relevante para que os Legislativos possam estar em consonância com os desejos da nossa sociedade organizada. Temos acompanhando o trabalho do deputado Eduardo Cunha e acredito que sua bagagem como homem público lhe dá a maturidade para bem conduzir os destinos da Câmara, para superarmos os momentos de crise”, disse.

Traiano ainda sugeriu a criação de um movimento nacional integrado por todos os presidentes de Assembleias do país. “Queremos fortalecer ainda mais o trabalho do Legislativo no sentido de aumentar as prerrogativas do Poder de legislar das Assembleias Legislativas do Brasil”, completou.