Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Assembleia Legislativa do Paraná terá procuradoria especial para auxiliar mulheres

18/03/2019 17h59 | por Kharina Guimarães
Podcast
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai ganhar uma Procuradoria da Mulher. O anúncio foi feito pelo presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB), durante uma homenagem às mulheres promovida pela Comissão Defesa dos Direitos da Mulher nesta segunda-feira (18), em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Segundo Traiano, a nova procuradoria vai auxiliar as mulheres na garantia de seus direitos e funcionará de forma integrada com a Defensoria Púbica, que também terá um espaço próprio na Assembleia.

Sonora

A Procuradoria da Mulher terá a função de auxiliar as mulheres no acompanhamento de ações já propostas para que as medidas de garantia dos direitos dessas mulheres sejam adotadas o mais rápido possível, evitando atrasos e paralisações desnecessárias.

Durante a sessão plenária desta segunda-feira, seis mulheres foram homenageadas representando todas as paranaenses. As homenageadas foram escolhidas por dedicarem suas vidas ao cuidado com o próximo, ao fortalecimento da mulher e por se destacarem em suas áreas de atuação. Para a presidente da comissão, deputada Cantora Mara Lima (PSC), é preciso reconhecer a atuação das mulheres em nossa sociedade.

Sonora

Em discurso representando todas as homenageadas, a ex-governadora Cida Borghetti relembrou que muitas ações hoje consolidadas no estado, como a Campanha Outubro Rosa, começaram pela união e esforço de parlamentares. Já a delegada da mulher em Ponta Grossa Claudia Kruger, também uma das homenageadas, alertou para a importância de debater um dos temas que mais preocupam as mulheres: a violência.

Sonora

As mais diversas formas de violência contra a mulher também estiveram em debate na audiência pública sobre Políticas Públicas para mulheres, promovida pela deputada Luciana Rafagnin (PT).

Sonora

Para a representante da Rede de Mulheres Negras do Paraná, Alaerte Leandro Martins, é preciso colocar as demandas das mulheres em debate, em especial o combate à violência, para que a mulher tenha a informação como defesa.

Sonora

Também foram homenageadas: Luciana Saito Massa, primeira dama do Paraná, Neiva Pavan Machado Garcia, vice-reitora da Unipar, Antônia Passos de Araújo, coordenadora do Fórum Popular de Mulheres e Bárbara Aline Gonçalves da Rocha, soldado da Polícia Militar do Paraná assassinada em 2016, que na ocasião foi representada pelo pai, Claudecir Gonçalves Rocha.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação