Assembleia Legislativa e UFPR firmam convênio para desenvolver Laboratório de Práticas Legislativas Assinatura do termo de cooperação acontece na segunda-feira (14). Servidores, alunos e os trabalhos do Legislativo serão beneficiados com o acordo.

10/03/2022 14h52 | por Vanderson Luiz
Assembleia Legislativa e UFPR firmam convênio para desenvolver Laboratório de Práticas Legislativas. Assinatura acontece na segunda-feira (14).

Assembleia Legislativa e UFPR firmam convênio para desenvolver Laboratório de Práticas Legislativas. Assinatura acontece na segunda-feira (14).Créditos: Dálie Felberg/Alep

Assembleia Legislativa e UFPR firmam convênio para desenvolver Laboratório de Práticas Legislativas. Assinatura acontece na segunda-feira (14).

Na próxima segunda-feira (14), a Assembleia Legislativa do Paraná assina um termo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), para o desenvolvimento do Laboratório de Práticas Legislativas (LPLegis), vinculado ao programa de Pós-Graduação em Ciência Política, com apoio da Escola do Legislativo da Assembleia.

As duas instituições já são parceiras de longa data, seja na realização de cursos e palestras ou na presença da UFPR em eventos da Escola do Legislativo, como o Parlamento Universitário e a Semana Acadêmica. A assinatura do documento, em ato a ser realizado às 10 horas no Gabinete da Presidência, visa fortalecer essa relação.

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) sempre destacou que quer uma maior participação da sociedade na Casa de Leis e um dos caminhos é a parceria com instituições de ensino.

A celebração deste convênio trará benefícios mútuos. As duas instituições promoverão cursos, palestras e eventos conjuntos de caráter teórico e prático sobre o universo político. A Assembleia Legislativa auxiliará na capacitação dos membros do LPLegis em temas relacionados ao processo legislativo estadual, por meio da Escola do Legislativo, e dará apoio técnico nas práticas promovidas pelo laboratório.

À UFPR caberá a coordenação das atividades do Laboratório, dentre elas, a possibilidade de consultorias especializadas às Comissões da Assembleia em assuntos pertinentes aos propósitos do Laboratório de Práticas Legislativas, além de incentivar pesquisas acadêmicas sobre o legislativo.

Com o acordo, os agentes políticos podem aproveitar as pesquisas e o conhecimento produzido nas universidades para produção de políticas públicas, enquanto a instituição de ensino superior tem a oportunidade de utilizar a produção técnica e legislativa da Casa de Leis para embasar pesquisas e aprofundar o conhecimento dos acadêmicos.

Para completar a boa notícia é que a parceria com duração de dois anos não terá custos a nenhum dos lados, pois serão utilizados profissionais e a estrutura já existente.

Assinam o termo de Cooperação Técnica o deputado Ademar Traiano, presidente da Assembleia; o deputado Luiz Cláudio Romanelli, primeiro secretário da Assembleia, e o professor Dr. Ricardo Marcelo Fonseca, Reitor da UFPR.

Evento:

Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Assembleia Legislativa do Paraná e Universidade Federal do Paraná.

Data: 14 de março de 2022, 10 horas

Local: Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa do Paraná.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação