Assembleia Legislativa homenageia 299 câmaras municipais que economizaram recursos no exercício de 2013

16/12/2014 20h25 | por Sandra C. Pacheco

Câmaras municipais que economizaram recursos em 2013 recebem menção honrosa do Legislativo paranaense.Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Em sessão especial realizada na tarde desta terça-feira (16), por iniciativa do presidente da Comissão Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), a Assembleia Legislativa homenageou as câmaras municipais que, a seu exemplo, promoveram medidas de contenção de despesas, assegurando significativa economia para os cofres públicos. Quinze delas, que reduziram as despesas em índices acima de 40%, receberam homenagens especiais. E as que economizaram abaixo dessa faixa receberam menções honrosas. Foram, ao todo, 299 legislativos a registrar redução de gastos através do planejamento e de iniciativas de austeridade.

Em seu discurso, Rossoni referiu-se ao desafio de transformar a Assembleia com a ajuda de deputados e funcionários, e ao orgulho de ver a atitude reproduzir-se em tantas câmaras municipais. Segundo ele, isso ganha um significado muito especial e inspirador, num momento difícil para o país, quando tantas denúncias de irregularidades ganham o noticiário cotidiano provocando a indignação da sociedade: “O Brasil precisa, mais do que nunca, de homens e mulheres como os senhores e as senhoras. Reunir aqui tantas pessoas que economizaram e trataram com respeito os recursos públicos se reveste de grande importância e deve servir de exemplo para o país”.

Referiu-se ainda aos R$ 630 milhões economizados pela ALEP em sua gestão e que se transformaram em obras e benefícios distribuídos por todas as regiões do estado, em especial através do Programa de Apoio aos Municípios – PAM, em parceria com o Governo do Estado e dirigido às cidades com até 50 mil habitantes. O 1º secretário, deputado Plauto Miró Guimarães (DEM), foi na mesma linha, abordando as ações administrativas adotadas nos últimos quatro anos, que proporcionaram o redirecionamento dos recursos poupados por meio de políticas de austeridade em benefício da população e das áreas mais carentes.

Em nome dos homenageados falou o vereador Ozéas Souza da Silva (PDT), de Cafelândia, cuja Câmara economizou mais de 60% dos recursos orçamentários. Ele enfatizou que isso foi possível em decorrência de um planejamento racional, com o objetivo de realizar apenas o que fosse comprovadamente necessário: “Todos juntaram esforços para cumprir o compromisso assumido com a população que nos colocou lá para fazermos o nosso melhor”. A Câmara de Assis Chateaubriand, que não esteve representada no evento, encaminhou documentos comprovando que realizou uma economia de 70% de seu orçamento no ano passado.

Ouça o Podcast relacionado