Assembleia Legislativa homenageia Banda Sinfônica Municipal de Pinhão e maestro Rodrigo Santos
A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou, nesta quarta-feira (10), a Banda Sinfônica Municipal de Pinhão e o maestro, Rodrigo Corrêa Santos, pela contribuição à música e a cultura paranaense. As homenagens foram propostas pela segunda-secretária, deputada Maria Victoria PP).
“Justo reconhecimento do Poder Legislativo a esse projeto que começou pequeno em Pinhão e se transformou em um patrimônio cultural para o Paraná”, disse Maria Victoria.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou a importância de valorizar programas culturais, que permitem inserir jovens em atividades artísticas, e elogiou a iniciativa construída em Pinhão. Ao se dirigir aos homenageados ele ressaltou que “é importante registrar que cada homenagem que a Assembleia Legislativa presta, é uma homenagem em nome do povo paranaense”.
A Banda Sinfônica Municipal de Pinhão é hoje um dos maiores símbolos culturais do interior do Paraná. Fundada em 2001, a partir do sonho coletivo de 16 jovens liderados pelo maestro Rodrigo Santos, consolidou-se como um patrimônio artístico do estado.
“A presença da banda na Assembleia foi uma celebração da cultura, do talento e do esforço desses jovens que acreditam na música como caminho de crescimento”, declarou o deputado Adão Litro (PSD) durante as sessões plenárias desta quarta-feira.
Maestro
A deputada Maria Victoria também destacou o papel do maestro Rodrigo Santos, na formação de novas gerações de instrumentistas em Pinhão, Guarapuava e região.
“O maestro Rodrigo é um exemplo de liderança, sensibilidade e perseverança. Um trabalho brilhante de educação musical que já beneficiou centenas de jovens e seus familiares” pontuou Maria Victoria.
Premiações
Em setembro deste ano 2025, a Banda Sinfônica Municipal de Pinhão venceu o Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras, realizado em São João do Triunfo.
No mês de julho, também foi Campeã Nacional na 4ª Copa Nacional de Bandas e Fanfarras, reafirmando sua posição entre as melhores do país. Ao longo de quase 25 anos de história, o grupo conquistou 17 títulos paranaenses e seis títulos nacionais.
Apresentação
Após as sessões plenárias, a Banda Banda Sinfônica Municipal de Pinhão realizou uma apresentação especial de Natal aos deputados e servidores da Casa presentes no Plenário.
Notícias Relacionadas
Lei da Economia Azul estimula o desenvolvimento sustentável do Litoral do Paraná
Nova legislação proposta pela deputada Maria Victoria (PP) promove o uso dos recursos marinhos e costeiros como motor de crescimento econômico, geração de empregos, inovação, inclusão social e preservação ambiental.
Leia maisAssembleia comemora 118 anos de imigração japonesa
Evento foi uma iniciativa do deputado Jairo Tamura (PL)
Leia maisDeputada Maria Victoria (PP) destaca força do turismo regional durante Festa do Leitão Maturado em Goioerê
Realizada após sete anos sem edições, a festa marcou o retorno de um dos eventos mais tradicionais da região e reuniu cerca de 3 mil pessoas no Parque de Exposições.
Leia maisDeputada Maria Victoria (PP) destaca sanção de lei que incentiva a transformação de resíduos em energia limpa no Paraná
Lei nº 23.246/2026 estimula o aproveitamento do gás metano derivado de resíduos sólidos para fins energéticos no Estado.
Leia mais