A Assembleia Legislativa homenageou, na tarde desta terça-feira (2), o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) pelos relevantes serviços prestados à sociedade paranaense. A Menção Honrosa, proposta pelo deputado Ney Leprevost (União), reconhece o papel do BPChoque na garantia da ordem pública e celebra os 49 anos de criação do batalhão, comemorados em setembro deste ano.
“O Batalhão de Choque é composto por homens e mulheres que são a linha de frente da Polícia Militar do Paraná. Nos momentos de maior periculosidade, quando há confronto, são eles que se expõem, arriscando a própria vida, para garantir a segurança pública e a ordem vigente no país. São homens e mulheres que muitas vezes recebem críticas, a maioria injustas, mas que se esforçam para cumprir as suas tarefas e as determinações de seus superiores, tendo um papel fundamental na sociedade, na defesa do Estado Democrático de Direito, na preservação da democracia e da ordem pública e, principalmente, no combate à criminalidade pesada”, destaca o deputado.
Ao receber a homenagem, o comandante do BPChoque, major Fábio Bonifácio Ferreira, apresentou um histórico do batalhão, criado em 1976 como Companhia de Polícia de Choque.
“Desde a origem, recebeu a missão de atuar de forma preventiva e repressiva, isoladamente ou em conjunto com outras forças de segurança, em ações de controle de tumultos e no combate à guerrilha urbana e rural, bem como na ocupação, defesa e retomada de pontos sensíveis”, explica. O major lembrou ainda que o núcleo especializado deu origem, de forma institucional e definitiva, ao Batalhão de Polícia de Choque em agosto de 2021 e resumiu as atribuições da força que comanda.
“Trata-se do último recurso da corporação no controle de multidões, realizado pelos integrantes do BPChoque e pelos pelotões de choque do interior do estado, que utilizam equipamentos especiais, como escudos, capacetes e instrumentos de menor potencial ofensivo, com a finalidade de restabelecer a ordem pública, sempre com técnica, disciplina e respeito aos direitos fundamentais. É essa trajetória de 49 anos de atividades de polícia de choque no Paraná que hoje é simbolicamente reconhecida nesta solenidade”, complementa o major Bonifácio.
Também compuseram a mesa da solenidade o coronel Alex Erno Breunig, presidente da Associação dos Oficiais do Paraná (Assofepar); o coronel Izaias de Farias, presidente do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Paraná; o tenente-coronel Sandro, representando o Corpo de Bombeiros do Paraná; e o major Otávio Roncaglio, subcomandante do BPChoque.
"EVENTO - HOMENAGEM AO BATALHÃO DE CHOQUE DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ"
Carregando fotos...