
Alguns dos principais expoentes do esporte paranaense foram homenageados nesta terça-feira (7), em sessão solene da Assembleia Legislativa, proposta pela deputada estadual Maria Victoria (PP). A solenidade reconheceu grandes nomes do skate que projetam o Paraná no cenário mundial pelas conquistas alcançadas nas principais competições da modalidade.
Os homenageados foram os skatistas Maitê Demantova, Augusto Akio “Japinha”, Luigi Cini, Gui Khury e o preparador físico da seleção brasileira de skate, Henrique “Luga” Lugarini.
“É uma justa homenagem a esses atletas que tanto orgulham o Paraná, que nos representam internacionalmente e que já foram condecorados com vitórias e medalhas. Para nós, é um orgulho muito grande. E é também um incentivo para que os nossos jovens paranaenses sigam o exemplo do esporte, que é fundamental para a saúde física e mental. Hoje estamos homenageando esses quatro atletas e seu preparador físico, que são o orgulho do nosso estado”, destacou a deputada Maria Victoria.
Como Japinha, Cini e Gui Khury não puderam comparecer à solenidade devido a compromissos em competições, a jovem Maitê de Aguilar Demantova, de 15 anos, representou os colegas. Recém-profissionalizada, a curitibana é uma das grandes revelações do skate feminino, com diversos títulos brasileiros e participação constante na seleção brasileira júnior desde os 11 anos de idade.
“Eu já ando de skate há oito anos. Sou bicampeã brasileira, já competi fora do país e fiz parte da seleção brasileira de 2020 a 2024. Andar de skate é o que eu mais amo fazer, é a minha vida, é tudo para mim. Por isso, receber essa homenagem, esse reconhecimento, é muito importante para mim e para qualquer atleta. É muito especial estar aqui representando o Paraná, que é onde eu nasci. Espero me dedicar ainda mais, como sempre fiz nesses oito anos, e conquistar uma vaga para a Olimpíada”, contou Maitê, que sonha em disputar a modalidade parque nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Revolução
Também presente à cerimônia, que coincidiu com seu aniversário de 36 anos, Henrique Lugarini, preparador físico da seleção brasileira de skate nas Olimpíadas de Paris 2024, não escondeu a alegria pelo reconhecimento ao seu trabalho.
“Tenho a responsabilidade de entregar alta performance para os atletas olímpicos. Fico contente com a confiança depositada no meu trabalho. Estar aqui com a minha família, com as pessoas que eu mais amo, não tem preço. Para mim, essa homenagem é um prêmio e mostra que estou no caminho certo junto com a minha esposa, meus filhos, meus pais, com todos que me apoiam. Mas sem os meus alunos isso não teria acontecido. O mais importante da preparação física é o treinador também praticar o esporte, para aplicar da maneira correta, respeitando cada indivíduo. Por isso, o nosso treinamento é totalmente individualizado e orientado para cada atleta”, destacou Lugarini.
Profissional de educação física e ex-atleta de cross triathlon, Luga, como é mais conhecido, desenvolveu um método multidisciplinar para treinar os atletas da seleção. Entre as inovações, utiliza técnicas de ioga, pilates, mentalização e respiração como complemento à preparação física.
“Aprendi muito sobre o que o atleta profissional enfrenta, porque eu treinava de seis a oito horas por dia. Conquistei títulos nacionais e internacionais e depois comecei a trabalhar com atletas de alta performance no skate, surfe, motocross e mountain bike, abrindo um leque de opções de treinos específicos para cada modalidade. Como a minha esposa é instrutora de ioga há mais de 10 anos, ela sempre me ajudou com a visualização de prova e a meditação, quando eu era atleta. Por essa experiência, passo também para os meus atletas técnicas de meditação, visualização e respiração, que fazem toda a diferença”, explicou.
Valorização
Também presente ao evento, o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Euler de Freitas Silva Júnior, o Professor Euler, felicitou a Assembleia pela justa homenagem aos atletas e, em especial, ao preparador físico.
“Parabenizo a Assembleia Legislativa por essa iniciativa de valorizar o nosso esporte regional. Muitas vezes enxergamos apenas o atleta, porque é ele quem está no pódio e concede entrevistas, mas por trás existe, sobretudo entre os de ponta, uma equipe de profissionais: preparador físico, técnico, psicólogo, fisioterapeuta. É importante dar visibilidade a essas pessoas, porque elas também fazem parte da carreira do atleta e merecem tanto quanto ele esse reconhecimento. O Henrique Lugarini é um craque. Eu o conheci quando praticava triatlo e, além de tudo, é também atleta. Por isso, esse reconhecimento é mais do que merecido”,
Cenário Mundial
Além dos presentes, foram homenageados três dos principais atletas paranaenses desta década, protagonistas de feitos históricos no skate, que receberão em breve seus certificados de menção honrosa.
Augusto Akio Takahashi dos Santos, mais conhecido como Japinha, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, no ano passado. O curitibano de 24 anos acumula diversas conquistas em competições nacionais e internacionais, incluindo um ouro, três pratas e um bronze em campeonatos mundiais nas modalidades parque e vertical.
Luigi Cini, 23 anos, também representou o Brasil nas Olimpíadas da capital francesa, ficando em sétimo lugar. Entre suas principais conquistas estão a medalha de prata no Mundial de Roma, em 2023, na modalidade parque, e o título de campeão brasileiro no vertical.
O também curitibano Guilherme Zardo Khury, o Gui Khury, de apenas 16 anos, é considerado um dos maiores talentos da sua geração. Ele entrou para a história como o primeiro atleta do mundo a acertar o 1080º em uma rampa vertical, feito que garantiu seu nome no Guinness Book, o famoso livro dos recordes. Além disso, coleciona medalhas em mundiais (um ouro e uma prata) e nos X Games (nove ouros, quatro pratas e dois bronzes), um dos principais campeonatos de esportes radicais do mundo.
"SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO PREPARADOR FÍSICO, SENHOR HENRIQUE LUGARINI E ATLETAS DO SKATE"
Carregando fotos...