Notícia Destaque

Assembleia homenageia médico cirurgião Antonio Carlos Valezi

Solenidade proposta pelo deputado Dr. Leônidas (PP) reconheceu trajetória de 41 anos dedicados à cirurgia bariátrica e à medicina paranaense.

11h43
por Pedro Sarolli
2 min de leitura
Solenidade ocorreu no Plenário da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (25). Foto: Valdir Amaral/Alep

O médico cirurgião Antonio Carlos Valezi recebeu, nesta quinta-feira (25), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, o título de Cidadão Honorário do Estado do Paraná. A honraria foi proposta pelo deputado Dr. Leônidas (PP).

Ao propor a honraria, o deputado destacou a trajetória e a contribuição do homenageado para a medicina paranaense. "Eu acredito muito nos milagres da medicina e aqueles que trabalham por ela merecem a nossa consideração e o nosso reconhecimento. E quando eles ainda trabalham pela melhoria da medicina, ajudando outros médicos a se aprimorar, então são especiais, e esse é o caso do doutor Valezi. Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, com uma produção científica enorme, reconhecido no Brasil e no exterior, sempre lutou muito pela melhoria da medicina paranaense a partir de Londrina, onde ele atua. Uma pessoa fantástica e especial que tem todo o nosso carinho", declarou Dr. Leônidas.

Homenageado

Valezi nasceu em 1963 em Macatuba, no interior de São Paulo. Ainda na infância, transferiu-se com a família para Londrina, onde se formou em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1985. Após especializar-se em Cirurgia Digestiva e concluir mestrado e doutorado na Santa Casa de São Paulo, retornou à cidade em 1992, passando a atuar como professor da UEL e cirurgião.

Desde então, Valezi realizou mais de três mil cirurgias bariátricas, tornando-se referência nacional na área. Pós-doutor, possui também ampla produção científica, com mais de 22 trabalhos publicados e 37 apresentações em congressos ao redor do mundo.

Para o homenageado, a solenidade representou não apenas uma celebração, mas um estímulo para seguir em frente. "Estou extremamente emocionado, porque é o reconhecimento de um trabalho de 41 anos. É uma honra muito grande. Vejo que o trabalho valeu a pena, mas que a responsabilidade aumenta e não devo descontinuá-lo. É uma energia nova para continuar essa trajetória", declarou o homenageado.

Quem também prestigiou o evento foi o presidente da Associação Médica do Paraná, José Fernando Macedo. "Um momento de glória, porque homenagear o Valezi é muito merecido pela sua grande trajetória. Agradeço ao deputado Dr. Leônidas pelo gesto e a todos os outros que aprovaram essa honraria", disse.

 

SESSÃO SOLENE DE OUTORGA DO TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DO ESTADO DO PARANÁ AO SR. ANTONIO CARLOS VALEZI

Carregando fotos...

Compartilhar: