Assembleia Legislativa homenageia os 5 anos de fundação da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná O objetivo é o de incentivar militares do estado a produzir obras literárias na área de segurança pública e também outros segmentos.

28/08/2023 20h45 | por Antônio Dilay

Solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (28), no Plenário da Assembleia Legislativa.Créditos: Valdir Amaral/Alep

A sessão solene desta segunda-feira (28), no Plenário Deputado Waldemar Daros, homenageou os 5 anos de fundação da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná (ALMEPAR). Proposto pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos), no evento foram homenageados militares que se destacam na publicação de obras literárias e documentais que contribuíram para preservação histórica e cultural da sociedade paranaense.

O presidente e proponente da sessão solene, deputado Alexandre Amaro (Republicanos) exaltou a criação da Academia de Letras dos Militares Paranaenses. “A cada ano temos feito um evento em favor desta conquista que é a Academia Militar de Letras aqui no estado do Paraná e por isso temos que prestigiar os nossos heróis de farda. Este ano que a Polícia Militar do Paraná completa 169 anos, o evento da ALMEPAR foi incluído no Calendário Oficial da Polícia Militar. A produção literária dos acadêmicos desperta um incentivo para os demais integrantes da corporação também ingressar e ter esse viés de estudo, de saber mais e é um lado da polícia que poucos conhecem”.

O ocupante da cadeira nº 01, que tem como patrono o Coronel Cândido Dulcídio Pereira e presidente da ALMEPAR, Cel. PM Veterano Antônio Celso Mendes afirmou que “é um prestigiamento enorme que a Assembleia nos oferece e nós só temos a agradecer. Estarmos aqui na Casa do Povo reforça este desejo que a Academia tem de se abrir par a Sociedade. A Polícia Militar é uma instituição histórica em nosso estado destinada ao combate ao crime e termos o reconhecimento da manifestação literária de policiais militares é uma honra”.

Para o acadêmico da cadeira nº 05 que tem como patrono o Tem. Cel. PM Augusto de Almeida Garret e diretor cultural e de eventos da ALMEPAR, Cel. Waldick Alan de Almeida Garret destacou a importância da Academia de Letras para o Paraná. “Nosso objetivo ´promover a cultura de modo geral dentro da instituição. Hoje, nos cinco anos de aniversário da ALMEPAR, o marco que merece destaque é o concurso de contos que promovemos com os alunos das escolas militares. Nesses cinco anos já lançamos antologias, biografias dos patronos, enfim, nós buscamos resgatar a história da corporação e além das publicações técnicas como por exemplo sobre segurança pública, sobre estratégias, mas fomentamos a literatura de modo geral como o drama, comédia, suspense, peças teatrais, dentre outras”.

O diretor do Colégio da Polícia Militar do Paraná em Curitiba, major Alan Cesar Santana Lopes comentou sobre o concurso de contos realizado com alunos do Colégio da PM. “A experiência com os alunos foi muito gratificante. Nós incentivamos tanto alunos, professores e pais para que se integrassem e dessem este apoio na produção de contos dos alunos. Nós tivemos mais de 90 contos somente em nosso colégio com os alunos descrevendo um pouco do que é a vida militar.

Na cerimônia foram entregues Medalhas do Mérito para militares em destaque na produção literária, empossados novos membros da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná e distribuídos Diplomas de Amigo e Diploma de Acadêmico de Honra da ALMEPAR para celebridades policiais em destaque nesses cinco anos de existência da Academia. Os alunos dos Colégios das Polícias Militares, vencedores do concurso de contos, também receberam sua premiação no evento.

Para fazer parte da ALMEPAR os militares estaduais da ativa ou da reserva, praças ou oficiais, devem possuir obras na área da segurança pública, história ou literária e experiência profissional e acadêmica nessas áreas

Compuseram a mesa de autoridades o proponente e presidente da sessão solene, o deputado Alexandre Amaro (Republicanos), deputado Soldado Adriano José (PP); o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná Cel. Jeferson Silva; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Cel. Manoel Vasco Figueiredo Júnior; o presidente da Academia de letras dos Militares Estaduais do Brasil e Distrito Federal, Cel. Ubirajara Anchieta Rodrigues; o presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM), Cel. Veterano Carlos Augusto furtado Moreira e o vereador de Curitiba Leônidas Dias.