Assembleia Legislativa homenageia policiais da RONE Solenidade “Heróis da RONE”, proposta pelo deputado Samuel Dantas (SD), reuniu em Plenário integrantes da tropa especialmente preparada para o combate à criminalidade violenta.

25/09/2023 20h12 | por Ana Luzia Mikos

Solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (25), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Unidade de elite da Polícia Militar do Paraná, a Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), teve sua atuação valorizada nesta segunda-feira (25), com uma homenagem aos seus integrantes. A iniciativa do deputado Samuel Dantas (SD) trouxe ao Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná dezenas de policiais que compõem a tropa especialmente treinada para o combate à criminalidade violenta no estado.

“Em 2014, como Policial Militar, eu tive a oportunidade de fazer estágio no BOPE, onde eu participei de alguns serviços na RONE. Na época, vi a importância do patrulhamento da RONE, do trabalho dos policiais para a prevenção dos crimes no nosso estado. Então, por esse motivo e por acompanhar diariamente o serviço desses policiais, me senti na obrigação de realizar a homenagem àqueles que arriscam a própria vida em prol da população paranaense”, justificou o deputado.

Familiares dos policiais, políticos e integrantes das forças de segurança também participaram da Sessão Solene. “Trabalhar na RONE não é uma profissão, é um prazer. Não é melhor ou pior que outras unidades, mas é diferenciada. Uma filosofia de vida, que não se explica”, discursou o secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

“Iniciativa importante do deputado Samuel Dantas, em reconhecimento ao trabalho prestado por policiais do Batalhão da RONE. Atua nas áreas com maior índice criminal, como homicídio e tráfico de drogas, dando apoio a outras unidades e sendo importantíssima para a segurança pública como um todo”, reforçou o secretário.

“Estamos muito honrados em função de todo o trabalho que desempenhamos em prol da segurança pública do estado do Paraná, promovendo, principalmente, a prevenção com relação ao não cometimento de crime. Mas estamos preparados, caso ocorra, para intervir da melhor forma. Há um ano tivemos a criação do batalhão da RONE, cuja nova configuração nos tem ajudado muito com relação à atuação em todo o estado do Paraná, com o aumento no número de policiais militares e viaturas nas ruas para a segurança da população”, afirmou o comandante do Batalhão de Polícia Rondas Ostensivas de Natureza Especial, BPRONE, major Alves. “Todo esse esforço está sendo coroado hoje”, agradeceu.

Única mulher a integrar a RONE, a capitã Anahy Nóbrega contou que tinha interesse de participar do grupo desde que saiu da academia do Guatupê. “Acabei me especializando, fiz o curso da RONE há dois anos. A gente teve algumas dificuldades no caminho, mas nada é mais valioso do que carregar o nosso braçal da RONE, que é um orgulho para todos os policiais que estão lá. Gosto do que eu faço e faria tudo de novo. É um batalhão diferenciado”, afirmou.

“A gente sabe que, às vezes, acontece algum fato isolado e há uma crítica enorme sobre a polícia. Então, quando a gente pode e tem a oportunidade, precisamos valorizar, reconhecer o trabalho, o empenho e a dedicação deles em nome da comunidade paranaense”, disse o deputado Batatinha (MDB).

“Se não for a melhor, é uma das melhores polícias do Brasil. Pelo fato de já ter vestido uma farda, me orgulha estar aqui na Assembleia Legislativa para defender os interesses da Polícia Militar do Paraná”, falou o deputado Fabio Oliveira (Podemos).

“Fiz questão de estar aqui para fazer um testemunho e um agradecimento. Sofri um sequestro relâmpago em 2004 e, ao ser abandonado pelos criminosos em uma estrada rural, em cinco minutos a RONE estava lá. Prendeu os marginais, recuperou meu carro e salvou a minha vida. Vocês são nossos verdadeiros heróis”, contou o deputado Luiz Fernando Guerra (União).

História

A RONE surgiu em 1992 quando o patrulhamento Tático Móvel foi transformado em Rondas Ostensivas de Natureza Especial. A iniciativa foi do Comando do Policiamento da Capital (CPC) devido ao crescimento da criminalidade violenta e da falta de dispositivo de reação no recobrimento do Policiamento Ostensivo.

Atende ocorrências de vulto como roubos executados por quadrilhas, latrocínios, extorsões mediante sequestra, tráfico de entorpecentes e outros. Desde 2022, foi transformada em Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE).

A RONE atua com viaturas de médio porte, guarnecidas com quatro ou cinco policiais militares, com armamentos e equipamentos específicos; possuindo forte capacidade de ação e reação, principalmente por meio de abordagens e buscas pessoais, na repressão e prevenção de crimes. A unidade atua ainda em controle de distúrbios civis, defesa e retomada de pontos sensíveis, escoltas, e outras atividade de manutenção da ordem pública.