Assembléia Legislativa Lança Primeira Coletânea das Leis Estaduais

17/10/2007 16h50 | por Flávia Prazeres
Para Editoria de PolíticaDistribuído em 17/10/07Jornalista: Flávia PrazeresA deputada Cida Borghetti (PP), uma das coordenadoras do Programa de Catalogação, Remissão e Consolidação, anunciou durante sessão plenária desta quarta-feira (17), o lançamento da primeira coletânea das Leis Estaduais, compreendendo a 3ª Legislatura, nos anos de 1955 a 1958.Neste período o Paraná era governado interinamente pelo deputado estadual, Antonio Anibelli, pai do atual vice-presidente da Casa, que assumiu no lugar de Bento Munhoz da Rocha Netto. Nesta Legislatura, Aníbal Khury é eleito pela primeira vez a deputado estadual. E nesta época a Casa de Leis ainda ocupava seu endereço antigo no prédio do Palácio Rio Branco, transferindo-se para o atual apenas em 1962.Dentre as leis encontradas no livro podem ser destacadas a que criou o Teatro Guairá de 12 de maio de 1955, assim como a que implantou a Biblioteca Pública do Paraná, mais especificamente em 8 de fevereiro de 1955. Ainda podem ser citadas as que instituíram o curso Normal Regional e a que deu origem a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, hoje integrada a Universidade do Norte Pioneiro.A Comissão Executiva daquele período era encabeçada por Anibelli e tinha como vice-presidente, Nilson Baptista Ribas e ainda o 2º vice-presidente, Raul Rezende Filho, 1º secretário, Eurico Baptista Rosas, 2º secretário, Nicanor de Vasconcellos Souza, 3º secretário, Amadeu Puppi e como 4º secretário, Rafael Kulinski.A equipe técnica da catalogação é composta pelos deputados Reni Pereira (PSB) e Caito Quintana (PMDB), tendo contado com a participação de diversos funcionários da Casa, dentre eles, Severo Sotto Maior, Eliete de Paula Xavier Ziesemer, Idília Débora Gineste, Alan Marcos Andrade, Luciano Lacerda Neto, Sylvana Zeballos Pimentel, entre outros.