A saúde física e psicológica do homem e o bem-estar familiar são os focos da 6ª edição da Campanha Agosto Azul lançada na Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (02). Durante todo o mês, funcionários e visitantes do Legislativo poderão conferir uma exposição com a retrospectiva da campanha e com informações sobre a paternidade responsável.
Segundo a deputada Cantora Mara Lima (PSDB), autora da lei que instituiu o Agosto Azul no estado, o tema ‘Pai, seja presente!’ é uma forma de despertar o homem para a importância do convívio familiar para o bem-estar físico e mental.
Sonora
A mobilização pela saúde do homem foi criada depois que uma pesquisa revelou uma maior taxa de mortalidade entre homens jovens na comparação com mulheres na mesma faixa etária. A expetativa de vida masculina também é menor do que a das mulheres, que vivem até 7,5 anos a mais do que os homens. Para o coordenador estadual da Saúde do Idoso e do Homem da Secretaria de Estado da Saúde, Rubens Bendlin, o homem ainda não tem como hábito a prevenção e só procura o atendimento médico depois do agravamento do quadro de saúde.
Sonora
Durante a solenidade de lançamento da campanha e da exposição, alguns pais fizeram relatos de suas histórias de paternidade responsável, entre eles estava o Luiz Fernando de Castro Mattanó. Pai de uma criança autista, ele é um dos coordenadores do Movimento Cuecas Azuis para incentivar os pais a participarem do dia a dia dos filhos e compartilharem as dificuldades e alegrias com as mães.
Sonora
Até o fim do mês, diversas ações educativas serão desenvolvidas em todo o estado. A exposição Agosto Azul também permanece aberta a visitação até o dia 31 de agosto das 9h às 18h. Os homens podem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para agendar uma consulta e fazer exames de rotina.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.