02/10/2012 15h52 | por Nádia Fontana
Iluminação especial no Legislativo iniciou no ano passado e marca o mês de prevenção à saúde da mulher Créditos: Sandro Nascimento/Alep
Uma iluminação especial, na cor rosa, está envolvendo o prédio da Assembleia Legislativa, localizado no Centro Cívico, em Curitiba, neste mês quando se celebra o “Outubro Rosa”, período dedicado à conscientização da importância da prevenção do câncer de mama e também de outras doenças que afetam as mulheres. Já no próximo dia16, apartir das 9 horas, será realizado um debate no Plenarinho da Casa, proposto pela deputada Cantora Mara Lima (PSDB), com o tema “Saúde da Mulher e as Políticas Públicas no Paraná”.
De acordo com o deputado Valdir Rossoni (PSDB), presidente do Poder Legislativo, é importante o apoio ao movimento, que acontece em todo o mundo, e estimula a conscientização sobre a adoção de medidas que garantam a saúde da mulher. Rossoni lembrou que pesquisas mostram que muitas mulheres ainda deixam de fazer os exames preventivos por falta de informação e também por preconceito em relação à doença. Por isso, a Assembleia tem participado ativamente desta mobilização, estimulando a realização de debates e dando atenção especial a aprovação de ações que preservem a saúde de todos os paranaenses.
Campanhas - Para a deputada Cantora Mara Lima, autora da Lei nº 16.935/2011, que instituiu o “Outubro Rosa” no Paraná, a manutenção da boa saúde da mulher exige uma série de cuidados. “Cada mulher tem uma história e uma bagagem hereditária que devem ser analisadas cuidadosamente com a supervisão de um médico, para garantir uma vida saudável e sem surpresas desagradáveis”, como vem destacando a parlamentar em seus pronunciamentos.
A Lei Estadual nº 16.935 determina que todo mês de outubro o Poder Público, em cooperação com a iniciativa privada e com entidades civis, realizará campanhas de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas visando à saúde da mulher.
O nome “Outubro Rosa” remete à cor do laço que simboliza internacionalmente a luta contra o câncer de mama. O movimento internacional, embora direcionado a todas as mulheres, foca especialmente àquelas a partir dos 40 anos, da necessidade de reservar um dia por ano para o exame de mamografia. A iniciativa do “Outubro Rosa” surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como o Arco do Triunfo, na França.
Mortalidade - Neste ano, o Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), lançou no país uma campanha de mobilização e de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, tipo que mais acomete as mulheres. O tema da campanha é: “Câncer de mama. Cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida. Olhe e sinta o que é normal e o que não é em suas mamas”. A ação faz parte do Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama e do Plano Nacional de Fortalecimento da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer. Dados do Governo Federal revelam que câncer de mama é o primeiro tipo que mais afeta a mulher brasileira. Este ano, estima-se o surgimento de mais de 52 mil novos casos da doença.