Assembleia Legislativa Presta Homenagem a Ex-deputados do Sudoeste Durante Interiorização

17/06/2011 16h41 | por Rodrigo Rossi e Edmundo Inagaki / Foto Nani Gois

Créditos: Rodrigo Rossi e Edmundo Inagaki / Foto Nani Gois

Os ex-deputados estaduais receberam homenagens especiais do Legislativo paranaense durante a sessão itinerante da última quarta-feira (15), em Francisco Beltrão. Os parlamentares que participaram da interiorização entregaram, juntamente com o presidente Valdir Rossoni (PSDB) e os 1º e 2º secretários, deputados Plauto Miró (DEM) e Reni Pereira (PSB), a estatueta Pinhão, simbolizando as potencialidades do Paraná. “É uma homenagem da Casa aos homens ilustres da região. É pouco o que estamos fazendo aqui perto do que vocês fizeram pelo Paraná e pelo Brasil. Deste Sudoeste saíram grandes lideranças que merecem o nosso reconhecimento e respeito. Por isso, hoje fazemos este singelo reconhecimento”, disse Rossoni ao iniciar a sessão.
No total, 21 ex-parlamentares da região foram homenageados. Familiares, amigos, representantes de entidades, lideranças políticas participaram da sessão itinerante e acompanharam a solenidade. Para Roberto Flávio Pecoits, um dos filhos do ex-deputado Walter Alberto Pecoits – exerceu mandato no Legislativo entre 1963 a 1967 –, a homenagem, ainda que póstuma, é o reconhecimento pela dedicação à causa pública.
“É uma satisfação para a família rememorar o pai que se teve, sentir que ele foi uma pessoa que passou por aqui e deixou uma marca. Este reconhecimento da Assembleia é o reconhecimento do valor que ele teve como deputado, como pessoa, como médico. E nos traz na memória a satisfação de ver o seu trabalho, a sua vida reconhecida”, disse Roberto Flávio.
Tendo deixado a Assembleia Legislativa há poucos meses, após três mandatos (1999/2002, 2003/2006 e 2007/2010), o ex-deputado Luiz Fernandes Litro também foi um dos homenageados. A esposa, deputada Rose Litro (PSDB) entregou o diploma de honra a ele. “Esta homenagem não é para mim. É para a população do Paraná, principalmente para o Sudoeste. Eu, que nunca pensei em ser político, fui vereador e três vezes deputado, sempre servindo o município de Dois Vizinhos e a região Sudoeste. É muito gratificante então receber esta homenagem”, afirmou o ex-parlamentar.
Três gerações – O deputado Antonio Anibelli Neto (PMDB), que recebeu a homenagem da Assembleia Legislativa em nome do avô Antonio Anibelli (já falecido) e do pai Antonio Martins Anibelli, ficou orgulhoso por representar seus familiares no evento. “É um momento feliz, alegre e de muita emoção vir ao teatro de Francisco Beltrão, município criado por meu avô, reencontrar velhos amigos e receber os cumprimentos em nome do meu avô e do meu pai. Isso aumenta a responsabilidade para continuar na luta pelas causas que eles sempre defenderam, do pequeno agricultor, do pequeno comerciante, daquelas pessoas que precisam efetivamente do governo para conseguir ir em frente”.
Anibelli Neto citou os demais parentes homenageados (o falecido Arnaldo Faivro Busato, Cândido Manoel Martins de Oliveira e Luiz Alberto Martins Oliveira) e disse que a tradição política de sua família se baseia nos princípios da lealdade, companheirismo e dignidade, muito valorizados pelos sudoestinos. “Sem sombra de dúvida, o Sudoeste é uma das regiões mais politizadas de todo o Estado do Paraná. Pessoas que sabem da história, da realidade, sabem da luta, como meu primo Cândido Manoel Martins de Oliveira, que fez o discurso em nome de todos os homenageados, dizendo como era o Sudoeste antes e como ele é hoje. Você tem que conhecer primeiro o seu passado, sua história, e depois rumar para o futuro, por uma linha séria e correta”.
Porta voz – Representando os ex-deputados, Cândido Manoel Martins de Oliveira, que além de deputado (1971/1975) também foi secretário de Estado da Educação e de Segurança Pública em diferentes governos, foi convidado para falar em nome dos homenageados. Ele também recebeu a homenagem in memorian pelo pai, o ex-deputado Cândido Machado de Oliveira Neto, cujos mandatos foram entre os anos de 1951 a 1954, 1955 a 1958 e 1959 a 1963.
“Foi uma grande honra. E também uma surpresa. E pela surpresa, falou mais o coração. Devemos muito ao Sudoeste. É um orgulho ter sido deputado por esta região e falar por aqueles que foram deputados, pelos que não estão mais com a gente, mas representados pelos seus familiares, e pelos ex-deputados que, como eu, aqui estiveram”, afirmou Oliveira.