Assembleia Legislativa presta homenagem às Guardas Municipais Proposição do deputado Samuel Dantas (Solidariedade) em reconhecimento ao trabalho dedicado em favor da municipalidade.

06/12/2023 20h20 | por Antônio Dilay
Solenidade ocorreu no Plenário da Casa na noite desta quarta-feira (6).

Solenidade ocorreu no Plenário da Casa na noite desta quarta-feira (6).Créditos: Orlando Kissner/Alep

Solenidade ocorreu no Plenário da Casa na noite desta quarta-feira (6).

A sessão solene desta quarta-feira (06), no Plenário da Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Samuel Dantas (Solidariedade) e aprovada por unanimidade por todos os deputados, homenageou as Guardas Municipais, instituições responsáveis para, no âmbito dos municípios, zelar pela proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas, pela preservação da vida e patrulhamento preventivo.

O proponente e presidente da sessão solene, deputado Samuel Dantas destacou a importância do evento. “Hoje é uma noite muito importante. Vamos homenagear as Guardas Municipais, mas no meu ponto de vista, eu não chamaria nem de Guardas, eu chamaria de Polícia Municipal, pois a atuação deles dentro dos municípios do nosso estado do Paraná, é com certeza, uma atuação de policial, especialmente no atendimento de ocorrências, salvando a vida das pessoas e guardando os patrimônios públicos”.

Os Guardas Municipais atuam nas escolas municipais, creches, postos de saúde, praças, bosques, parques, armazéns da família, no transporte coletivo e demais equipamentos das prefeituras municipais, visando a proteção da população, dos bens, serviços e instalações, através do trabalho preventivo.

O secretário de Segurança Pública de Londrina, coronel Pedro Ramos é o comandante da Guarda Municipal e da Defesa Civil do município, foi um dos homenageados em nome de toda corporação e comentou sobre o presente reconhecimento da Assembleia Legislativa. “Eu vejo como muito importante o segmento Guarda Municipal dentro do contexto da segurança pública. Hoje, no Paraná, temos mais de 39 Guardas Municipais regularmente constituídas e este é um segmento que aliviou as atividades da Polícia Militar ao mesmo tempo que deu uma resposta para a sociedade, porque ao fazer segurança dos bens, dos serviços, das instalações, também começa a cuidar da escola, do posto de saúde. E é exatamente no entorno da escola, do posto de saúde que está acontecendo crime. Vejo com muita alegria que os segmentos políticos do Estado estão enxergando isso e valorizando estas pessoas”.

Compuseram a mesa de autoridades, além do proponente e presidente da sessão solene, deputado Samuel Dantas (Solidariedade); secretário municipal de Segurança Pública de Araucária, senhor Lincoln Roberto Stygar; secretário municipal de Segurança Pública de Irati, senhor Lee Jefferson Souza; secretário municipal de Segurança Pública de Londrina, coronel Pedro Ramos; secretária municipal de Segurança Pública de Matinhos, senhora Elenice Fátima Lorencena; secretária municipal de Segurança Pública de Pontal do Paraná, senhora Any de Oliveira Brasil Messina; secretário municipal de segurança Pública de Paranavaí, senhor Airton de Melo Gonçalves; secretário municipal de Segurança Pública de São Miguel do Iguaçu, Jefferson Juliano dos Santos; representando a secretaria de Segurança Pública de Ponta Grossa, senhor João Ávila; representando a secretaria de Segurança Pública de Castro, senhora Tânia Vierkioski; representando a Secretaria de Segurança Pública de Campina Grande do Sul,  Marcelo Assis e Ana Maria Mendes; representando a secretaria municipal de Segurança Pública de Arapongas, guarda-municipal Luis Henrique Bernardino; representando a secretaria municipal de Pinhais, guarda-municipal Marcia de Souza.