Assembleia Legislativa promove exposição do artista Pedro Mikuska Durante a solenidade de abertura proposta pela Mesa Executiva, artista recebeu uma Menção Honrosa confeccionada pelo Poder Legislativo.

28/02/2024 18h39 | por Thiago Alonso

Durante a solenidade, Mikuska foi agraciado com uma Menção Honrosa confeccionada pelo Poder Legislativo.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O artista apresentou suas obras à primeira-secretária da Casa, deputada Maria Victoria (PP), e ao vice-governador do Paraná, Darci Piana.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Pedro Mikuska também falou à deputada Maria Victoria (PP) e ao vice-governador, Darci Piana, sobre um de seus móveis clássico em exposição.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná promove, a partir desta quarta-feira (28), a exposição “A História que o Pedro Conta”, do artista e empresário Pedro Mikuska. A proposição é da Mesa Executiva, composta pelo presidente, deputado Ademar Traiano (PSD), pelo primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e pela segunda-secretária, deputada Maria Victoria (PP). Durante a solenidade, Mikuska foi agraciado com uma Menção Honrosa confeccionada pelo Poder Legislativo. A exposição ocorre no Espaço Cultural da Assembleia e fica em cartaz até a sexta-feira da próxima semana (08/03).

Estão sendo exibidas mais de 20 obras que se mesclam entre pinturas em telas, óleo e acrílica sobre telas e móveis clássicos. As obras retratam o cotidiano, paixões, religiosidade e ícones da cultura paranaense. Cada obra representa um período da trajetória de Pedro Mikuska. “Eu defendo muito o Paraná, sabe? Eu defendo os pinheirais, o povo do Paraná, os imigrantes que vieram pra cá, o trigo, o pinheiro, a paisagem, eu gosto muito. Me apaixono por essas coisas”, explicou, sobre suas inspirações.

Ele também agradeceu à família e aos parlamentares proponentes da homenagem e reafirmou a importância de expor na Assembleia Legislativa. “Eu estou muito feliz. Agradeço todo mundo aqui, pois me receberam de braços abertos”, disse ele, que além de pintor, é marceneiro e marcheteiro - técnica que consiste em aplicar e ornamentar diferentes materiais em móveis.

A deputada Maria Victoria participou da solenidade e destacou que, diante da contribuição com a história e patrimônio humano paranaense, o empresário e artista merece o reconhecimento do Poder Legislativo. “Pedro Mikuska é um grande artista. Ele faz móveis clássicos há muitos anos aqui em Curitiba e é um orgulho muito grande, desenvolvendo um trabalho artesanal que hoje em dia é muito difícil de encontrar. Além disso, ele começou a pintar há oito anos e pinta maravilhosamente bem. Ele possui um talento para a pintura e inova, trazendo sua arte para os móveis clássicos. Por isso estamos prestigiando o trabalho do Seu Pedro", comentou a parlamentar.

O vice-governador do Estado, Darci Piana, também prestigiou a abertura da mostra. Piana contou que conhece o trabalho do artista há quase 50 anos e reconheceu o talento de Mikuska. “Quem diria que aquele cara com a mão pesada de martelo, de pé de cabra, de serrote, fosse fazer quadros e pintar do jeito que ele pinta? Eu fiz questão de vir aqui, porque é um orgulho e falar do Pedro Mikuska. Se tem alguém que mereça é ele. Tem todo o nosso respeito e toda a nossa admiração por tudo àquilo que ele faz”, completou.

Perfil

O artista nasceu em 1956, na zona rural de Irati. Da infância no interior até a mudança para a capital, ele conta que vivenciou muitas experiências, trabalhando como vendedor, marceneiro, mestre de obras, entre outros, até se tornar empresário. Pedro Mikuska é casado e pai de dois filhos. Além de artista plástico, é compositor de canções com temas variados.