A Assembleia Legislativa do Paraná realizará, no dia 9 de fevereiro de 2026, às 18h30, no Plenário da Casa, a Sessão Solene em Homenagem ao Centenário do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), celebrando os 100 anos de uma das mais tradicionais entidades técnicas do estado.
Ao longo de sua trajetória, o Instituto de Engenharia do Paraná consolidou-se como referência na defesa da engenharia, na valorização da classe profissional e na contribuição técnica para o desenvolvimento do Paraná. A entidade atua em parceria com a Assembleia Legislativa, especialmente no suporte técnico à fiscalização dos contratos de concessão de pedágios e na análise de projetos estratégicos de infraestrutura.
Reconhecimento
Segundo o presidente do Legislativo, prestar uma homenagem aos engenheiros do Paraná é reconhecer uma história exemplar. “A engenharia paranaense é referência para o Brasil, construída sobre uma base sólida que começa em 1912, com a criação do primeiro curso superior, juntamente com a instalação da Universidade Federal do Paraná. Ao longo de um século foram muitas contribuições ao desenvolvimento do Estado, sempre com qualidade técnica, inovação e compromisso público. Tudo isso está simbolizado na trajetória do Instituto de Engenharia do Paraná”, defendeu o deputado Alexandre Curi.
Para o deputado Fabio Oliveira, a homenagem reconhece o papel histórico e técnico da instituição. “Como engenheiro civil, é uma honra homenagear os 100 anos do Instituto de Engenharia do Paraná. O IEP é um parceiro técnico fundamental da Assembleia Legislativa, especialmente na fiscalização dos pedágios e na qualificação dos grandes projetos de infraestrutura”, ressalta o parlamentar.
A Sessão Solene simboliza o reconhecimento oficial do Poder Legislativo ao IEP, que segue contribuindo de forma decisiva para o debate técnico qualificado e para a construção do futuro da engenharia e da infraestrutura do Paraná.
IEP
Fundado em 6 de fevereiro de 1926, o Instituto de Engenharia do Paraná chega ao seu centenário com uma trajetória marcada pela defesa da engenharia e pela proteção da classe dos engenheiros. Desde sua origem, o Instituto promove uma visão inovadora de futuro, atualizada permanentemente por meio da incorporação de inovações tecnológicas e da adaptação às transformações da sociedade.