Assembleia Legislativa realiza simpósio “Todos Contra a Pedofilia 2023”

16/05/2023 15h00 | por MARIA EDUARDA BUCHI
Podcast Encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (16), no Plenarinho da Casa.

Encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (16), no Plenarinho da Casa.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (16), no Plenarinho da Casa.

A “Semana Estadual Todos Contra a Pedofilia” é realizada entre os dias 13 e 18 de maio e integra o Calendário Oficial de Eventos do Paraná desde 2013, através da Lei estadual nº 17.637 de 29 de julho de 2013, por proposição do deputado Gilson de Souza (PL) e do ex-deputado Leonaldo Paranhos da Silva (PSC). Todos os anos, nesse período, são realizadas ações educativas, preventivas e de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

O simpósio, proposto pelo autor da Lei, deputado Gilson de Souza (PL), marca os dez anos de vigência da semana de conscientização, em referência ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato da menina Araceli, de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

O simpósio, organizado pelo deputado Gilson de Souza (PL), contou com a participação do deputado Alexandre Amaro (Republicanos) e do deputado Evandro Araujo (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Paraná.

Compuseram a mesa, o delegado chefe do Núcleo de Combate aos Cibercrimes da Polícia Civil do Paraná, Doutor José Barreto de Macedo Júnior, que abordou o combate a pedofilia; o psicanalista, teólogo e filósofo da Sociedade de Psicanálise do Paraná, Matheus Vieira Candido, que explicou sobre o perfil do pedófilo e representando a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SEJU), e a doutoranda em Psicologia Clínica da Universidad de Ciencias Empresariales Y Sociales de Buenos Aires, mestre em psicologia social, Sr. Silvia Helena Brandt dos Santos.

SONORA Gilson de Souza (PL)

O deputado Gilson de Souza (PL) afirmou que é “preciso utilizar este espaço para chamar a sociedade para estar ciente do que está acontecendo com relação a violência contra crianças e adolescentes e especialmente este simpósio a abordagem será sobre a pedofilia para mobilizar a população. Não é porque a gente não vê ou não conhece que as coisas não estão acontecendo, quando levamos a informação a todos, temos a sociedade conosco, os pais, o Estado nessa campanha de proteção, pois a violência contra crianças acontece todos os dias e infelizmente, na sua maioria das vezes em um ambiente que deveria ser seguro, nos vemos que boa parte da violência sofrida acontece em casa, cometidos na sua maioria com as pessoas mais próximas da vítima”.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência, deputado Evandro Araujo (PSD), disse que “essa semana é de impulso, de proporcionar uma sacudida na consciência de todos, mas este tema precisa ser tratado o ano todo porque os números são assustadores, a maioria das vezes, os abusadores são conhecidos das crianças, temos este perfil de crime tomando conta das redes sociais e por isso é uma realidade que precisamos enfrentar. Precisamos capacitar melhor os profissionais que atendem essa questão, precisamos de políticas públicas dedicadas, nós sabemos que a repercussão de uma violência deste tipo tem uma repercussão grave na vida adulta, então o desafio é permanente e precisamos enfrentar isso”.