Assembleia Legislativa recebe 1º Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Paraná

14/03/2023 19h21 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (14), no Plenarinho da Casa.

Reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (14), no Plenarinho da Casa.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (14), no Plenarinho da Casa.

Ivonete Gobel Costa, vice-prefeita de Ipiranga, na região dos Campos Gerais, se juntou a centenas de outras vice-prefeitas, vereadoras e prefeitas, na manhã desta terça-feira (14), no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, para participar do  Encontro de Prefeitas e Vereadoras do Paraná, Representatividade das Mulheres na Política. Um evento em parceria  da Procuradoria Especial da Mulher da Casa e do Fórum Paranaense de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos. Para ela, que já foi vereadora e é a primeira mulher a ocupar o cargo no Executivo municipal, é preciso que as mulheres se envolvam mais e mais com a política e busquem seus espaços.

(Sonora)

O tema do Encontro, “Políticas Públicas e a Representatividade das Mulheres na Política”, reuniu todas as dez deputadas estaduais, representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário, de Conselhos Estaduais e Municipais de Direitos das Mulheres, movimentos da sociedade, representantes dos povos indígenas, a secretária estadual da Mulher e da Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte  e duas representantes do Ministério das Mulheres, a secretária executiva, Maria Helena Guaresi e a secretária de Autonomia Econômica, Rosane Silva. O objetivo: analisar a atual conjuntura política, o cenário da construção de políticas públicas para as mulheres, em âmbito nacional e estadual, a importância dos espaços de discussão e elaboração de projetos, o poder feminino e as estratégias para que as mulheres conquistem mais espaços nas esferas de poder. Um evento  suprapartidário, com a participação de representantes e líderes de 13 partidos políticos. O primeiro de muitos, lembrou a procuradora especial da Mulher, Cloara Pinheiro (PSD), uma das anfitriãs.

(Sonora)

Os debates serviram para que palestrantes e plateia (toda feminina)  avaliassem as conquistas femininas até aqui e para  traçar  novos caminhos para que as mulheres possam alcançar os espaços de poder e a democracia plena.  Para Ana Moro, coordenadora do Fórum, que encerrou o mandato no fim do encontro,  destacou que as mulheres precisam ocupar mais os espaços de decisão dentro dos partidos, de conselhos municipais e estaduais, mas que precisam ser estimuladas para sentirem vontade de participar. E o encontro também teve esse propósito. Ela enfatizou ainda a parceria com a Assembleia legislativa, por meio da Procuradoria Especial da Mulher.

(Sonora)

Maria Helena Guarezi apresentou alguns dos projetos que devem servir de estímulo para as mulheres, em andamento no Ministério das Mulheres.

(Sonora)

A secretária Leandre  Dal Ponte trouxe uma boa notícia: a criação de um  Fundo Estadual para as políticas públicas voltadas para mulheres no Orçamento do Governo.

(Sonora)

Mabel canto (PSDB) falou sobre a criação da Bancada Feminina na Assembleia, que ela, como líder do grupo,  acredita, vai servir de estímulo para que mais mulheres se candidatem a cargos públicos.