Assembleia Legislativa reconhece calamidade Pública a sete munícipios
Mais sete municípios paranaenses vão renovar os estados de calamidade pública para que as prefeituras tenham um pouco de tranquilidade no cumprimento de suas metas fiscais.
A aprovação foi dada pela Assembleia Legislativa do Paraná na sessão plenária desta segunda-feira (14). No ano passado, 331 municípios paranaenses solicitaram o reconhecimento do estado de calamidade pública.
Com o agravamento da pandemia da Covid-19, vários municípios já solicitaram a renovação, acompanhando o decreto do Governo do Estado.
- A Assembleia Legislativa aprovou ainda um projeto de lei, do deputado Tercílio Turini (CDN), determinando que os valores referentes ao imposto municipal ISS seja informado pelas concessionárias de pedágio à Agência Reguladora do Estado (Agepar).
O objetivo é dar mais transparência à prestação de contas, já que os pedágios acumulam reajustes nas cobranças. De acordo com a justificativa do projeto, os valores repassados aos municípios não estariam acompanhado estes aumentos.
- Segue para a sanção do Poder Executivo o projeto dos deputados Ademar Traiano (PSDB), Luiz Cláudio Romanelli (PSB) e Alexandre Curi (PSB) o projeto de lei que desobriga a instalação de portas automáticas em agências bancárias que não operam com dinheiro vivo.
O texto foi aprovado em segunda redação sem emendas e foi dispensado da redação final.
- E só depende da sanção do governador também o projeto dos deputados Ademar Traiano, Delegado Francischini (PSL), Emerson Bacil (PSL) e Hussein Bakri (PSD), que permite a compra de qualquer marca de gás pelo consumidor, independente da marca estampada no botijão.
De acordo com os autores, a medida pode reduzir o preço do gás de cozinha em até 20%.
Notícias Relacionadas
Deputado Professor Lemos (PT) destaca aprovação de projeto que garante classificação do fumo na propriedade dos agricultores
Proposta aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná assegura que a classificação do tabaco seja realizada diretamente nas propriedades rurais, garantindo mais transparência e valorização da produção dos fumicultores paranaenses.
Leia mais
Deputada Maria Victoria (PP) pede suspensão da cobrança de água e luz e prorrogação do ICMS para atingidos por temporais em Maringá e Marquinho
Parlamentar apresentou requerimento ao Governo do Paraná solicitando medidas emergenciais para aliviar os prejuízos de famílias, comerciantes e empresas afetados pelas fortes chuvas.
Leia mais
Confira um resumo das principais notícias da Assembleia Legislativa no Boletim Assembleia
Leia mais
Deputado Delegado Tito Barichello (PL) apoia iniciativa de criação da Polícia Municipal em Curitiba
Parlamentar defende, desde 2025, o reconhecimento das Guardas Municipais como integrantes do sistema de segurança pública.
Leia mais