Em sessão solene realizada no final da tarde desta quinta-feira (6) a Assembleia Legislativa entregou ao contador de histórias e artista plástico Abel Domingues Souza o título de Cidadão Benemérito do Paraná. A iniciativa da homenagem partiu do deputado Pastor Edson Praczyk (PRB), “como forma do mais que justo reconhecimento ao trabalho voluntário deste cidadão curitibano que transforma material reciclável em arte para levar cultura e diversão às crianças carentes e hospitalizadas que, no mais das vezes, jamais tiveram acesso a teatro, cinema ou outras atividades culturais ou de lazer”.
O deputado destaca que é possível observar vários exemplos edificantes no trabalho do artista, que utiliza uma bicicleta para se locomover com seu teatro de bonecos itinerante: “além de atuar em favor da inclusão social, ele divulga hábitos voltados à preservação ambiental e promove a difusão dos direitos das crianças e dos adolescentes através das palestras que realiza”.
Trabalho social – Nascido em Curitiba no dia 12 de maio de 1969, Abel é bacharel em Teologia graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em fevereiro de 2005 idealizou um projeto sustentável de ação social que batizou de “Cabeça de Coco”, um teatro de bonecos itinerante que viaja em cima da garupa de uma velha bicicleta. A matéria prima utilizada na confecção dos bonecos junta à casca do coco seco retalhos de tecidos, trapos velhos, bolinhas de gude e botões quebrados, garrafas pet, sobras de tinta, tampinhas de garrafa, shampoo, esmalte e todo o tipo de material reciclável que antes só contribuía para sujar e poluir a cidade.
O que era lixo vira arte, materializada em bonecos que cantam, dançam e interagem com as crianças, fazendo-as rir, se emocionar e viajar num mundo rico de imaginação e criatividade. As estórias contadas resgatam cantigas de roda, contos do folclore brasileiro e lendas paranaenses. As apresentações reservam grande espaço à improvisação, que reflete a plena interação com o público infantil.
O projeto compreende ainda oficinas gratuitas de confecção de bonecos destinadas às crianças de comunidades carentes, aldeias indígenas e lares de abrigo infantil, criando novos multiplicadores e descobrindo talentos e agentes transformadores no seio da própria comunidade. As palestras abordam de forma lúdica não só os direitos das crianças, mas valores morais, hábitos de higiene, educação, respeito, solidariedade, família, amor ao próximo, religião, política e temas da atualidade.
Esses anos dedicados à atividade voluntária renderam a Abel reconhecimento nacional e internacional: uma carta do Papa Francisco concedendo-lhe uma benção apostólica, o prêmio municipal de Cultura e Divulgação da Cidade de Curitiba, os prêmios estaduais de Artista Paranaense, Arte e Educação do Paraná e Bom Exemplo, os prémios Nacionais Ozires Silva de Empreendedorismo Social, de Campeão Brasileiro de Carinho e Gente que Inspira a Gente, o prêmio internacional de Proyecto del Âmbito Social (UNIMA/UNESCO) e o título de Cidadão Operário Padrão de Curitiba.