A Assembleia Legislativa promoveu sessão solene nesta segunda-feira (15), no Plenário do Centro Legislativo Presidente Aníbal Khury, para homenagear o Clube da Velha Guarda da Polícia Militar do Paraná. “São verdadeiros heróis anônimos, que nos últimos anos garantiram a segurança do povo paranaense e continuam contribuindo para melhorar essa área tão sensível e problemática nos dias atuais”, afirmou o presidente Valdir Rossoni (PSDB), propositor da concessão dos Votos de Louvor e Congratulações.
Assim, segundo Rossoni, nada mais justo do que homenagear os oficiais da reserva da Polícia Militar, hoje membros do Clube da Velha Guarda da Polícia Militar (CVG), pelos relevantes serviços prestados ao Paraná. Emocionado, o tenente-coronel Acir João Bezerra, que preside a entidade, entregou ao deputado Valdir Rossoni uma estrela dourada de “xerife”: “Num momento especial como esse estamos nomeando o presidente da Assembleia ‘xerife’ honorário da Velha Guarda da PM”, destacou. O tenente-coronel disse ainda que “esse dia, esse momento, ficará gravado para sempre em nossos corações. A maioria desses profissionais nunca recebeu uma homenagem desta magnitude”, completou.
Idealismo - Inspirado no encontro de seus pares fluminenses que realizam mensalmente o Almoço da Saudade no Rio de Janeiro, seu fundador, o tenente-coronel Acir João Bezerra, pertencente ao quadro do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, decidiu fazer o mesmo e, a partir de encontros mensais, fundou-se em 1996, o Clube da Velha Guarda da PM-PR.
Hoje o clube tem por “xerife” o tenente-coronel Acir Bezerra e como secretário-geral, o capitão René Ferreira Muchelim. Eles consideram a entidade um instrumento vital para manter viva a chama do idealismo que sempre norteou a atuação desses militares, enquanto integrantes da força ativa da corporação militar.
“Homenagem justa que faz esse Poder Legislativo ao Clube da Velha Guarda nas pessoas de seus fundadores e de seus membros, que mantêm viva a chama do espírito norteado pelo interesse público, forte e cooperativo dos militares paranaenses”, destacou o presidente da Assembleia, ao propor a homenagem aprovada por unanimidade pelo Plenário.
Participaram da homenagem os deputados Professor Lemos (PT), Pedro Lupion (DEM), Pastor Edson Praczyk (PRB), Douglas Fabrício (PPS) e Leonaldo Paranhos (PSC); tenente-coronel Arildo Dias, Chefe do Gabinete Militar do Poder Legislativo; o secretário de Defesa Social de Curitiba, Nazir Chain; amigos e familiares.