NOTÍCIA
Notícia
Assembleia promove seminário sobre o "fracking" e suas consequências sociais, ambientais e econômicas
13h57
por Eduardo Santana
Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 ou 4049
1 min de leitura
2.626 visualizações
As comissões do Mercosul e Assuntos Internacionais, de Ecologia e Meio Ambiente e da Agricultura da Assembleia Legislativa, presididas pelos deputados Maria Victoria (PP), Rasca Rodrigues (PV) e Pedro Lupion (DEM), respectivamente, promovem nesta terça (17) e na quarta-feira (18) o seminário “Fracking: consequências sociais, ambientais e econômicas na região do Aquífero Guarani”. O evento acontece a partir das 9 horas, no Plenarinho do Legislativo estadual.
O primeiro dia de seminário terá uma palestra sobre a caracterização geológica, geomorfológica e hidrogeoquímica do Sistema Aquífero Guarani, ministrada pelo professor de Geologia da UFPR, Ernani da Rosa Filho. Também acontecerá uma mesa redonda com o tema “Fracking: fraturamento hidráulico para extração de gás de xisto, economia e integração regional, perigos socioambientais e potencialidades econômicas”, que contará com a participação de representantes da Sanepar, da Copel e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
O segundo e último dia do seminário, que também acontece no Plenarinho, abordará temas como as consequências do fracking na agricultura e na pecuária e a exploração de gás de xisto no Paraná.
O primeiro dia de seminário terá uma palestra sobre a caracterização geológica, geomorfológica e hidrogeoquímica do Sistema Aquífero Guarani, ministrada pelo professor de Geologia da UFPR, Ernani da Rosa Filho. Também acontecerá uma mesa redonda com o tema “Fracking: fraturamento hidráulico para extração de gás de xisto, economia e integração regional, perigos socioambientais e potencialidades econômicas”, que contará com a participação de representantes da Sanepar, da Copel e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
O segundo e último dia do seminário, que também acontece no Plenarinho, abordará temas como as consequências do fracking na agricultura e na pecuária e a exploração de gás de xisto no Paraná.
Notícias Relacionadas
16:29
Lei da Economia Azul estimula o desenvolvimento sustentável do Litoral do Paraná
Nova legislação proposta pela deputada Maria Victoria (PP) promove o uso dos recursos marinhos e costeiros como motor de crescimento econômico, geração de empregos, inovação, inclusão social e preservação ambiental.
Leia mais
12:23
Deputada Maria Victoria (PP) destaca força do turismo regional durante Festa do Leitão Maturado em Goioerê
Realizada após sete anos sem edições, a festa marcou o retorno de um dos eventos mais tradicionais da região e reuniu cerca de 3 mil pessoas no Parque de Exposições.
Leia mais
15:09
Deputada Maria Victoria (PP) destaca sanção de lei que incentiva a transformação de resíduos em energia limpa no Paraná
Lei nº 23.246/2026 estimula o aproveitamento do gás metano derivado de resíduos sólidos para fins energéticos no Estado.
Leia mais
09:07
“A cultura precisa estar onde as pessoas estão”, afirma deputada Maria Victoria (PP) sobre a chegada do MAC a Maringá
Teatro Calil Haddad abre espaço permanente para receber acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná.
Leia mais