Assembleia promove sessão especial para destacar a passagem do Dia Internacional da Mulher

09/03/2015 18h55 | por Nádia Fontana

Créditos: Sandro Nascimento/Alep

Em reconhecimento às lutas das mulheres por seus direitos a Assembleia Legislativa prestou, na sessão plenária desta segunda-feira (9), homenagem especial a diversas paranaenses que se destacam pelo trabalho que desenvolvem em diferentes áreas de atuação. A solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no domingo (8), aconteceu por proposição da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, deputada Cantora Mara Lima (PSDB), e pelas deputadas Claudia Pereira (PSC), Cristina Silvestri (PPS) e Maria Victória (PP), que integram a bancada feminina.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), destacou que as lutas das mulheres pela igualdade de direitos e contra a violência de que ainda são vítimas frequentes, devem receber o apoio de todos. “A Assembleia sempre vai cerrar fileiras com as batalhas das mulheres para que tenham seus direitos reconhecidos e seu espaço na sociedade cada vez mais ampliado. Essa luta é de todos nós”, enfatizou.

Em seu pronunciamento, a Cantora Mara Lima disse que este é um momento importante e que propicia a discussão do papel da mulher na sociedade atual. “É grande a luta que a mulher enfrenta diariamente para conquistar os seus direitos.” A deputada disse ainda que mesmo num dia de celebração não poderia deixar de expressar sua preocupação em relação à violência doméstica que continua fazendo vítimas no estado.

A deputada Cláudia Pereira, que também usou a tribuna para parabenizar as mulheres pela data, falou sobre a importância da mulher em todas as áreas. Ela destacou que em seu mandato pretende defender projetos relacionados à saúde da mulher e da família e aos direitos humanos. Acrescentou que entende ser fundamental a adoção de ações que contribuam para a redução da violência doméstica. “Vamos transformar a Assembleia Legislativa em mais um canal de difusão da temática envolvendo a mulher paranaense, suas demandas, suas propostas, suas necessidades”, reiterou a deputada Cristina Silvestri. Na tribuna ela falou sobre a questão da violência contra as mulheres e das conquistas sociais obtidas nas últimas décadas.

Já a deputada Maria Victória (PP) apresentou seu projeto que institui nas escolas estaduais do Paraná a “Semana Estadual Maria da Penha”, com o objetivo de explicar aos alunos sobre a Lei Maria da Penha, que criminaliza e pune atos de violência contra a mulher. Segundo a deputada, a ideia é estimular reflexões contra atos de violência e também conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do respeito aos direitos humanos. “Trata-se de uma medida preventiva de conscientização a partir de um trabalho educacional de humanização, respeito e informação, para que a violência contra a mulher não ocorra e, caso aconteça, seja denunciada e repreendida.” Em nome das homenageadas, que receberam um diploma de menção honrosa e flores, falou a empresária Delise Almeida, que agradeceu a iniciativa da Assembleia.

Flores - Na manhã desta segunda-feira (09) o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, ao lado da deputada Cantora Mara Lima, recepcionou servidoras e visitantes da Assembleia Legislativa com flores, uma forma singela de marcar o Dia da Mulher. “Com esse gesto, junto com o Cerimonial da Casa, pretendemos além de homenagear, reconhecer a importância das mulheres que aqui trabalham”, afirmou a Cantora Mara Lima. Durante a sessão as mulheres que ocupavam as galerias e tribunas de honra do Plenário também receberam flores.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação