Assembleia promove sessão solene para homenagear o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar

12/08/2014 18h51 | por Luiz Alberto Pena, com informações da assessoria parlamentar.

Inauguração de galeria reuniu deputados e ex-líderes do PMDB na Assembleia Legislativa.Créditos: Ronildo Pimentel (Assessoria deputado Nereu Moura)

Conforme proposição do deputado Ney Leprevost (PSD), a Assembleia Legislativa realizou sessão solene ao final da tarde desta terça-feira (12), em seu Plenário, para destacar os quatro anos de criação do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Paraná. Sediado em Curitiba, o BOPE atua em todo o estado, conforme necessidade e planejamento do Comando da Polícia Militar.

Presidida pelo deputado Valdir Rossoni (PSDB), chefe do Legislativo estadual, a sessão solene contou com o prestigiamento de inúmeras e destacadas personalidades, entre elas o desembargador José Augusto Gomes Aniceto, representando o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Guilherme Luiz Gomes; o tenente coronel Washington Lee Abe, comandante do BOPE; o subcomandante do BOPE, major Luiz Marcelo Maziero Jakiemiv; e o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Moraes (PSDB).

Segundo Ney Leprevost, é necessário e justo reconhecer a importância do Batalhão de Operações Especiais da Polícia na promoção da segurança e manutenção da ordem pública. “Essas pessoas estão diariamente em ação, colocando suas vidas em risco para combater o crime, com o objetivo maior de manter a segurança dos cidadãos. São quatro anos de luta e bons serviços prestados ao povo paranaense”, sintetizou.

Situações especiais– O Batalhão de Operações Especiais é a unidade da PM com a missão de polícia ostensiva de segurança específica, que atua na preservação e restauração da ordem pública mediante ações e operações de polícia de choque, que age em situações de distúrbios, resgates, sequestros com reféns, controle de rebeliões em estabelecimentos penais, ações antiterrorismo, desativação de artefatos explosivos, escoltas especiais, defesa de pontos sensíveis e retomada de locais ou áreas ocupadas. Fica encarregado também por intervir em situações de grave comprometimento da ordem pública; operações de patrulhamento tático com vistas a combater as ações do crime organizado e de alta periculosidade.